terça-feira, maio 17

Simexmin debate o presente e o futuro da exploração mineral


Solenidade de abertura do Simexmin

Com a participação de pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), está ocorrendo, em Ouro Preto – MG, de 15 a 18 de maio, o VII Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin) e a feira de exposição Exposimexmin.

O simpósio é atualmente o principal evento do setor. Durante  a realização, palestrantes, representantes do setor mineral das esferas pública e privada, pesquisadores e representantes estrangeiros debatem o cenário brasileiro e mundial da exploração mineral, os problemas enfrentados diante da crise e as perspectivas futuras.

Segundo a comissão organizadora do simpósio, em função do atual momento da exploração mineral, foram selecionados temas que serão abordados a partir de 12 seminários com foco em duas vertentes principais: política e financiamento setorial e conhecimento técnico-científico. As palestras dos seminários serão conduzidas por autoridades e renomados especialistas nacionais e internacionais.


Além das palestras, o Simexim também promove uma sessão pôster e um programa de cursos pós-evento, onde procura aprofundar questões que se colocam na fronteira do conhecimento em exploração mineral. Para tanto, foram feitos acordos de cooperação com entidades internacionais ampliando a dimensão do Simexmin 2016. 

Público visita estande da CPRM
A CPRM está presente ao VII Simexmin com o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM) Roberto Ventura, um dos coordenadores do tema: Ações de Governos em Geologia e Exploração Mineral. Ventura também apresenta a palestra “Serviço Geológico do Brasil: Compromisso com o Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro”.

Além da participação do diretor, pesquisadores em Geociências da CPRM fazem as palestras: “O Potencial para Exploração de Diamante no Brasil”, por Francisco Valdir Silveira; “Potencial do Brasil para Fosfato Sedimentar”, por Maisa Bastos Abram; “Mapeamento Básico como Ação Geradora de Oportunidades Exploratórias: projeto Riacho do Pontal – PI”, por Camila Franco Basto; “A Redefinição de Ambientes Geotectônicos pode Levar à Descoberta de Novos Depósitos Minerais: Projeto Troia – CE”, por Felipe Grandjean; e “A Melhora do Conhecimento Geológico das Províncias Minerais Brasileiras como Ação Geradora de Novas Oportunidades Exploratórias: Projeto Carajás”, por Rodolfo Reis de Paula.

Trabalhos apresentados na Sessão Pôster

Já na Sessão Pôster, a CPRM apresenta os trabalhos: Caracterização Geometalúrgica Preliminar de Minério de Fosfato de São Félix do Xingu-PA – Autoria: Leandro Guimarães da Silva – CPRM, Richard D. Lepine, José Ignácio – Consultores Independente; Assinatura Geofísica e Controles Regionais do Sistema Mineralizante Aurífero do Cinturão Gurupi - Leandro Duarte Campos, Diogo A. de Sordi, Sulsiene M. de Souza, Evandro L. Klein – CPRM; O Efeito da Compressão Tranzamazônica nas Mineralizações Auríferas do Greenstone Belt Rio das Velhas na Região Centro-Norte do Quadrilátero Ferrífero - Orivaldo Ferreira Baltazar, Frederico M. Freitas, Raianny C. Ramos Ferreira, Joanna Chaves Souto Araújo, Sabrina F. de Queiroz, Luana D. Santos – CPRM.

O Projeto Evolução Crustal e Metalogenia do Quadrilátero Ferrífero: Pesquisa no Greenstone Belt Rio das Velhas Na Região Centro-Norte Do Qf - Joanna Chaves Souto Araújo, Orivaldo Ferreira Baltazar, Raianny C. Ramos Ferreira, Luana Duarte Santos, Frederico M. Freitas, Sabrina F. de Queiroz, Marco Antonio Couto Junior – CPRM; Phosphate Occurrences in Parecis Basin: Preliminary Results, Interpretations and Perspectives - Leandro Guimarães da Silva, Rodrigo R. Adôrno, Tiago Buch, Ruy B. C. Bahia, Marcelo E. Almeida – CPRM; Geophysical Modelling and Integration Data of Htem Conductors in Greenstone Belt Rio das Velhas, Quadrilátero Ferrífero, Mg - Marco Antônio Couto Jr., Raianny C. R. Ferreira, Orivaldo F. Baltazar, Marcelo S. Marinho, Joanna C. S. Araújo – CPRM; Individualização de Rochas Máficas-Ultramáficas do Domínio Ceará Central, Província Borborema Setentrional, com o uso de Dados Aerogeofísicos - Frederico Ricardo Ferreira Rodrigues de Oliveira e Sousa – CPRM; Caracterização Litológica, Estrutural e Geoquímica (Frxp) de Testemunhos de Sondagem na Região da Mina de Morro Agudo-Mg (Zn-Pb) - Paulo Henrique Amorim Dias, Marcus Paulo Sotero, Marcelo Souza Marinho, Caio Alencar de Matos – CPRM; e Custódia Integrada de Amostras como base para o Programa de Controle de Qualidade Na CPRM-SGB - Leandro Guimarães da Silva – CPRM.

Joanna Araújo com o trabalho O Projeto Evolução Crustal e Metalogenia 
do Quadrilátero Ferrífero: Pesquisa no Greenstone Belt Rio das Velhas 
Na Região Centro-Norte Do Qf

Marco Antônio Couto com o trabalho Geophysical Modelling
 and Integration Data of Htem Conductors in Greenstone Belt Rio
 das Velhas, Quadrilátero Ferrífero, Mg

VII Exposimexmin

Estande da CPRM na Exposimexmin em parceria com o DNPM e a 
Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME

Durante o Simexmin, a CPRM montou um estande, em parceria com o DNPM e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, na exposição que ocorre paralelamente ao simpósio, para apresentar, aos participantes e público geral, os produtos e serviços desenvolvidos pela instituição. Durante todo o período da Exposimexmin, a CPRM, representada pela equipe da Divisão de Informação e Marketing, realiza diversas atividades promovendo os produtos elaborados em diversas mídias como livros, relatórios, mapas e DVDs, contendo conteúdos sobre projetos e programas executados pela empresa.