segunda-feira, maio 16

CPRM apresenta Sistema de Alerta Hidrológico no Piauí e Maranhão

Chefe da Residência recepciona técnicos da prefeitura

A Residência de Teresina (RETE) da CPRM realizou, em 12 de maio, reunião para apresentar o sistema de alerta hidrológico da Bacia do Parnaíba. A proposta do encontro era difundir informações e permitir ações efetivas de mitigação dos impactos advindos das grandes enchentes. Para isso, foram convidados entes estaduais e municipais, como prefeituras, defesa civil e corpo de bombeiros das cidades beneficiadas diretamente com os boletins de previsão hidrológica. 

O Sistema de Alerta de Eventos Críticos da bacia do rio Parnaíba (SACE Parnaíba) é desenvolvido e operado pela RETE e permite monitorar, em tempo real, os níveis mantidos nos principais rios da bacia, além de quantificar as chuvas precipitadas. Inicialmente são atendidas as cidades de Barão de Grajaú, Floriano, Timon, Teresina e Luzilândia, com 29 pontos espalhados nos estados do Piauí e do Maranhão. 

Tais informações são disponibilizadas gratuitamente para qualquer pessoa a partir do sítio da CPRM na internet. Atualmente, o sistema permite a previsão do comportamento do rio Parnaíba com antecedência entre 8 e 26 horas, o que facilita o desenvolvimento de ações efetivas para a minimização dos prejuízos e salvaguarda de vidas em áreas de risco.

A reunião foi conduzida pelo Chefe da Residência de Teresina, Francisco Robério, que ressaltou a importância das relações institucionais para a divulgação e retorno à sociedade das informações geradas pela CPRM em relação aos recursos hídricos e geológicos.

Prefeito de Teresina em debate com pesquisadores
Já o engenheiro hidrólogo e chefe do projeto que apresentou o SACE, Claudio Damasceno, informou que a reunião faz parte de uma primeira etapa de interação institucional em que os entes envolvidos diretamente com as políticas e ações de mitigação aos riscos enfrentados nas inundações. Passam, ainda, a ter conhecimento do sistema e possam utilizá-lo para uma melhor convivência da população com esses eventos extremos.

Além da equipe técnica da CPRM conduzida pelo assistente de produção da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, o engenheiro Jean Nascimento, e por Claudio Damasceno, participaram da reunião o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e técnicos da prefeitura municipal de Teresina, incluindo o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Ayres, e a Superintendente de Desenvolvimento Urbano Leste, Márcia Costa. Firmino Filho afirmou que o SACE é de grande importância para que a prefeitura possa adotar medidas preventivas diante de alertas de inundações.

A CPRM prossegue no desenvolvimento do SACE Parnaíba buscando, dentre outros objetivos, a definição mais precisa das manchas de inundação da zona urbana de Teresina e Timon, relacionados ao transbordamento da calha dos rios Parnaíba e Poti, meta prevista para o final de 2016. A empresa também busca caracterizar ocorrência de estiagens prolongadas, cujos efeitos danosos são muito conhecidos pela sociedade nordestina, principalmente no semiárido piauiense.