segunda-feira, abril 18

Assembleia do Mato Grosso debate a criação do Geoparque Chapada dos Guimarães

A proposta foi debatida em audiência na Assembleia de Mato Grosso

No dia 12 de abril, o chefe do Núcleo de Apoio de Cuiabá do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), geólogo Waldemar Abreu, participou de audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que discutiu a criação do Geoparque em Chapada dos Guimarães, abrangendo seu entorno e a Estrada Parque.


Durante a audiência, Waldemar Abreu explicou que a escolha da área para Geoparque não foi aleatória. A concepção do Geoparque surge do acúmulo de conhecimentos adquiridos através dos trabalhos sobre o meio físico, paisagens e potencial mineral intensamente desenvolvido no estado de Mato Grosso pela CPRM.  

Abreu também falou do que é necessário para o funcionamento de um Geoparque: “É preciso treinar guias para acompanhar turistas na visita; e instalar placas com descrição sucinta e com informações acessivas a todos”, destacou. Também abordou a importância do Geoparque para a preservação do conjunto do seu patrimônio geológico. “A intenção é desenvolver no turista o sentido de preservação”, disse.

A audiência foi requerida pelo deputado do Mato Grosso, Wilson Santos, que justifica os esforços para a criação do Geoparque, situado na cidade de Chapada Dos Guimarães (64 km de Cuiabá), uma vez que irá estimular a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios, indústrias de hospedagem e novos empregos. Com isso, surgem novas fontes de renda para a cidade e o desenvolvimento científico da região. Para tanto, o parlamentar ressaltou a importância da união de representantes das áreas ligadas ao tema e de toda a sociedade civil organizada para discutir o Geoparque. “O geoparque é uma oportunidade de a região receber mais investimentos em pesquisas, turismo e proteção ambiental”, enfatizou Santos.

Geoparques

Geoparque é uma marca atribuída pela Rede Global de Geoparques com o apoio da Unesco a uma área onde sítios do patrimônio geológico representam parte de um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Um geoparque deve gerar atividade econômica, notadamente através do turismo, e envolve um número de geossítios ou sítios geológicos de importância científica, raridade ou beleza, incluindo formas de relevo e suas paisagens. Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais podem representar importantes componentes de um geoparque.