quarta-feira, abril 13

Diretorias da CPRM realizam Seminário de integração de projetos em Manaus

Stênio Petrovich, Roberto Ventura, Marco Antonio Oliveira e Antonio Bacelar
na cerimônia de abertura do Seminário
A Superintendência Regional de Manaus realizou, entre os dias 6 e 8 de abril, o Seminário de Apresentação de Projetos das Diretorias de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) e Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI). O objetivo foi promover a integração dos programas executados nas diretorias.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, explicou que a integração das ações das diretorias, além de otimizar recursos e tempo, vai agregar valor aos projetos. “A CPRM está produzindo conhecimento importante para valorização da Amazônia. Queremos conhecer cada vez mais a região e gerenciar melhor os recursos minerais existentes”, ressaltou.

Ventura citou como exemplo a realização de uma cartografia geológica nas regiões metropolitanas de Manaus, com aplicação para estudos hidrogeológicos e geotécnicos. O projeto Cartografia da Amazônia proporciona o planejamento e a execução de projetos de infraestrutura. Os dados também servirão para o monitoramento de segurança e defesa nacional, especialmente nas áreas de fronteira.

Após os três dias de evento, os pesquisadores vislumbraram a possibilidade de trabalhos conjuntos. A pesquisadora em geociências Raffaelly Cavalcanti ficou satisfeita com a proposta de reforçar as áreas. “É preciso que os profissionais trabalhem juntos para êxito nos resultados das nossas atividades”, afirmou.

Já o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial Stênio Petrovich, ressaltou a importância destas parcerias para o conhecimento ambiental na Amazônia com intuito de subsidiar o governo na elaboração de políticas públicas. “Essa integração dos projetos e profissionais vai fortalecer o relacionamento do Brasil com os países andinos”. 

Petrovich citou ainda que os estudos implementados na Amazônia aumentam o conhecimento do território e da ciência, propiciando a sustentabilidade no seu tríplices aspecto, econômico-ambiental-social.

Entre os diversos assuntos, o Alto do Rio Negro, noroeste do estado da Amazonas, foi destaque no Seminário por ter um histórico de garimpagem bastante relevante com perspectiva de ser uma área de alta mineração para o país. Os pesquisadores da empresa reforçaram a necessidade de estudar a questão indígena na Amazônia, bem como obter mais informações geoquímicas.

Os participantes identificaram a necessidade de aperfeiçoar a questão da logística do trabalho na Amazônia, região caracterizada por complexas condições naturais. A Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) tem como finalidade a identificação das estações responsáveis pelo monitoramento hidrológico, que produzem dados sobre rios, chuvas, sedimentos e qualidade da água.

Também foi abordado no Seminário o projeto voltado para as Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM) que estuda e estimula a produção mineral, custeado com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O superintendente regional de Manaus, Marco Antonio Oliveira, conduziu o debate e na sua apresentação fez um balanço dos principais estudos executados pela CPRM na Amazônia ao longo de quatro décadas. “A partir dos eventos mais representativos, vamos indicar e priorizar alguns projetos em sintonia com a sociedade. Estamos definindo a pauta futura da Amazônia”, explicou Marco.

Para o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antonio Bacelar, é necessário reforçar o papel das superintendências. Ele identificou o potencial qualificado da Rede Lamin (Laboratório de Análise de Água e Materiais Geológicos) na região norte do Brasil atendendo as demandas internas e externas da CPRM.