segunda-feira, abril 18

Dipale realiza curso sobre Palinologia do Paleozoico Inferior


Estudos de lâminas de material fossilífero com auxílio de microscópio

Pesquisadores da Divisão de Bioestratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia (Dipale), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) participaram, no período de 4 a 15 de abril, do curso teórico-prático “Palinologia do Paleozoico Inferior”. Ministrado pela pesquisadora em Geociência, Norma Maria da Costa Cruz, em colaboração com os demais especialistas do setor de bioestratigrafia, o curso ocorreu no Escritório do Rio de Janeiro da CPRM.

A proposta do curso partiu do professor de paleontologia da UnB, Dermeval  do Carmo, visando atender à demanda dos projetos de pesquisa dos estudantes de pós-graduação que trabalham com o assunto. Para a CPRM foi importante demonstrar a importância do seu acervo e dos trabalhos executados em bioestratigrafia.   

Integrantes da edição do curso de
Palinologia do Paleozoico Inferior
Durante o curso, os pesquisadores aprenderam técnicas de preparação de amostras de rochas sedimentares visando à recuperação de microfósseis orgânicos. O curso teve foco na parte prática, enfatizando as técnicas de preparação de amostras, intercalando estudos mofológicos e taxonômicos dos microfósseis com auxílio de microscópio.

Participaram dessa edição os pesquisadores em Geociências da Dipale: Marcos Cristóvão Baptista, da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), Rodrigo Adôrno, da Residência de Porto Velho (Repo); os estudantes de doutorado Lívia Cardoso Rodrigues e Christian Valdivia Rodriguez;  e o estudante de mestrado, Matheus Denezine.