quinta-feira, março 24

Sureg SP celebra o Dia Mundial da Água com ciclo de palestras e vídeos


Roberto Kirchhem apresenta a água em situações de escassez e guerra
A Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com o apoio da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) e do Programa CPRM Sustentável, celebrou, no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água. A comemoração foi realizada com um ciclo de palestras e vídeos que abordou temas envolvendo projetos da CPRM ligados à água, com destaque para: desastres naturais, inundações e sistemas de alerta, estiagem, hidrogeologia e geodiversidade.


A abertura coube ao superintendente da Sureg-SP, José Carlos Garcia Ferreira, e à gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vanesca Sartorelli Medeiros, que falou, brevemente, sobre a programação e a relação entre os temas abordados.

As palestras, apresentadas por pesquisadores da CPRM e convidados de outras instituições, abrangeram os aspectos multidisciplinares dos temas ligados à água; a estiagem na Região Sudeste do Brasil; a integração entre as diversas áreas (hidrologia, hidrogeologia, gestão territorial, meteorologia, geologia entre outros).

Adriana do Comitê de Sustentabilidade da CPRM entregando
 livro para José Luiz do IPT
Foram exibidos os vídeos: “Dança da Chuva” – Parte I – Rios voadores e Parte II – Mananciais Subterrâneos, com relatos de Monica Porto (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), Reginaldo Antonio Bertolo do Instituto Geológico (IG) e Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 




Programação

- Desastres Naturais e Mapeamento de Risco – Andréa Fregolente – CPRM;
- Sistema de Alerta do rio Muriaé – Marcos Figueiredo Salviano – CPRM;
- Estiagem – Camila Dalla Porta Mattiuzi – CPRM;
- Hidrogeologia como alternativa para disponibilidade de água na Região Metropolitana de São Paulo – José Luiz Albuquerque, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT);
- Geodiversidade na Área de Recarga do Aquífero Guarani – Antônio Theodorovicz – CPRM;
- A água no deserto e a água em situações de guerra – Roberto Kirchheim – CPRM.

Finalizando a programação, foi exibido o vídeo com uma mensagem deixada pelo Brian E. McCallum, diretor associado do escritório de Atlanta do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) sobre a parceria USGS/ANA/CPRM (Memorando de entendimento - MOU) para a modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional.