quinta-feira, março 31

Sistema de Alerta de Eventos Críticos: CPRM, um passo à frente do Problema foi tema do Dia Mundial da Água em Teresina

Funcionários da Rete acompanham a programação do seminário

Seguindo a programação do Dia Mundial da Água, a Residência de Teresina (Rete) e a Comissão de Sustentabilidade realizaram, no dia 22 de março, o II Seminário do Dia Mundial da Água-Sistema de Alerta de Eventos Críticos: CPRM, um passo à frente do Problema.

Na abertura do seminário, a Comissão da Sustentabilidade fez a apresentação dos palestrantes e falou aos presentes sobre a importância da conscientização de preservação do meio ambiente e pediu uma reflexão sobre a melhoria das ações referentes à água. Em seguida o chefe da Unidade, Francisco Almeida, fez um breve comentário sobra a história do Dia Internacional da Água, iluminado pelo texto de Pércio Branco: “Coisas que você deve fazer com a água”, onde fala da importância da água em nossas vidas; a água e o corpo humano; escassez de água no mundo; e como economizar a água a partir de nossas ações diárias.

 Abrindo o seminário, o assistente de produção, Jean Nascimento, falou sobre da importância do estudo das chuvas intensas para o planejamento urbano de sistema de drenagens; e a modelagem das chuvas intensas para planejar os sistemas de drenagem economicamente viáveis e tecnicamente seguros, minimizando os prejuízos e maximizando os benefícios que o sistema bem planejado oferece.

O pesquisador em Geociências Roberto Fernandes apresentou o Sistema de Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Parnaíba (Sace/Parnaíba), funcionando em caráter preliminar de testes desde dezembro de 2015. O sistema é um dos dez operados atualmente pela CPRM. Foram abordados os conceitos fundamentais, objetivos e a importância para a sociedade. Fernandes falou das perspectivas futuras e a importância do arranjo institucional com a participação dos órgãos de defesa civil e assistência social dos  estados do PI e MA e dos municípios atendidos para o sucesso do sistema.

As palestras abordaram temas importantes
 para a gestão das águas no Piauí
Já o coordenador da Comissão Interinstitucional do Instituto de Água e Esgotos do Estado do Piauí, agrônomo Avelar Amorim, falou sobre gestão hídrica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que tem como objetivo compatibilizar a gestão dos recursos hídricos econômicos e ambiental.

A última palestra foi proferida pelo pesquisador em Geociências, Francisco Lages, com o tema: “Importância da Água Subterrânea para o desenvolvimento do Estado do Piauí”.  O foco da palestra mostrou a imensa oferta e disponibilidade hídrica de água subterrânea, armazenada na bacia sedimentar do Parnaíba que ocupa cerca de 85% do território do estado, com recursos explotáveis da ordem de 10 bilhões de metros cúbicos/ano, proporcionando uma disponibilidade hídrica social de 9.185 metros cúbicos/habitante/ano. No entanto, Lages explicou que o nível de utilização social é da ordem de 101 metros cúbicos/habitante/ano, representando, somente cerca de 1,09% de seu potencial. Além disso, o estado dispõe de uma infraestrutura hídrica de 28.630 poços tubulares, onde 17.096 estão em operação e 6.821 são poços não instalados e paralisados, sem nenhuma utilização para atender as demandas. 


Por fim, foi exibida a mensagem do diretor associado do escritório do USGS de Atlanta Brian MeCallum sobre a parceria USGS/ANA/CPRM – para modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional.