quarta-feira, março 30

CPRM e IFPA debatem questões ambientais no Pará

Professor Manoel Quaresma - IFPA discursa na abertura do evento

A Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), realizou, no dia 23 de março, o Seminário: “Desastres Naturais e Induzidos: Risco ao Patrimônio Ambiental do Estado”. O evento fez parte das comemorações do Dia Mundial da Água.

A abertura do seminário contou com discurso do diretor do IFPA-Belém, professor Manoel Quaresma. Na ocasião, Quaresma destacou a parceria com a CPRM na realização do evento e ressaltou que o tema em debate é fundamental para o desenvolvimento do estado, uma vez que evoca a necessidade de melhorar a vida da população sem prejuízo ao patrimônio ambiental que o Pará possui. 

Pesquisadora Dianne Danielle - CPRM aborda tema sobre
 desastres naturais no estado do Pará
Em seguida, o Superintendente da Sureg-BE, Manfredo Ximenes Ponte, agradeceu a acolhida do IFPA e a organização do evento, fazendo uma rápida explanação sobre os eventos realizados em conjunto pelas instituições, concluindo com a mensagem de apoio incondicional da CPRM às práticas sustentáveis em todo o país.

O seminário contou com palestras que proporcionaram a interação entre as instituições envolvidas, por meio de debates entre o público presente. Também foi realizada uma mesa redonda, envolvendo as instituições responsáveis pela fiscalização e controle de barragens de rejeito mineral no Pará - tema de grande interesse da população brasileira, em especial das comunidades localizadas em municípios mineradores.

Ao final, após os debates e avaliações dos participantes, os organizadores assumiram o compromisso de, em 2017, dar sequência ao seminário com um tema de relevância para a sociedade paraense.

Participaram do seminário cerca de 200 pessoas, entre estudantes, profissionais de instituições públicas e privadas com atuação na área ambiental, professores de disciplinas ligadas ao tema, além de ONGs e Gestores Públicos.