quarta-feira, março 30

Levantamento da CPRM mapeia jazidas de rochas ornamentais no Espírito Santo



O setor de rochas ornamentais do Brasil ocupa uma posição de destaque internacional, contribuindo assim com a produção e exportação de rochas com características estéticas e tecnológicas extremamente competitivas em nível mundial. O levantamento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) mostra que o estado do Espírito Santo é o principal produtor de rochas ornamentais do país.

O Atlas de Rochas Ornamentais do estado está disponível, nas versões  português e inglês, à comunidade técnico-científica e aos empresários do setor mineral. A pesquisa apresenta informações geológicas que permitem identificar ambientes favoráveis à ocorrência de rochas ornamentais, de alta cotação no mercado internacional, basicamente ao longo da área conhecida como Província Mantiqueira.

Durante o trabalho, os pesquisadores fizeram levantamentos geológicos, visitas a empresas, cadastro de ocorrências em produção e em pesquisa, além de uma avaliação do banco de dados sobre as ocorrências minerais contidas no GEOBANK da CPRM. A integração dos dados detalhou o estudo que constitui um documento de alto valor para o Brasil.

Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor mundial, com o montante de exportações da ordem de 1 bilhão e 350 milhões de dólares (dados de 2014). O setor contribui com a geração de cerca de 300 mil empregos diretos e cerca de 600 mil indiretos. Com a publicação da CPRM, o Espírito Santo passa a contar com mais um instrumento para atrair novos investimentos na pesquisa de rochas e aquecer a economia estadual e nacional.

O Atlas apresenta ainda um catálogo detalhado de rochas ornamentais, integrado por pranchas de materiais cadastrados, localização, elementos básicos de geologia, fotos de ocorrências, imagens de superfícies polidas das rochas e os resultados dos ensaios de caracterização tecnológica.

O Projeto da CPRM, coordenado pelo Departamento de Recursos Minerais, por meio da Divisão de Minerais e Rochas Industriais, vem sendo realizado em outras regiões, como Amazônia, Rondônia, Alagoas e Salvador. A empresa já publicou o Atlas das Rochas Ornamentais da Amazônia Brasileira e o Informe das Rochas Ornamentais do Estado de Rondônia. 


Acesse a versão em português