terça-feira, fevereiro 23

Pesquisador da CPRM apresenta trabalho em universidade do Canadá

A convite da Universidade de Québec, Mauricio Pavan
apresenta sobre mapeamentos da CPRM 

O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Mauricio Pavan, apresentou no departamento de Ciências Aplicadas da Universidade de Québec, em Chicoutimi (DSA-UQAC), Canadá, a sistemática de trabalho dos mapeamentos feitos pela CPRM.

A apresentação, Geology of Rio Apa Cratonic Terrain, Southern Amazon Craton, ocorreu no dia 21 de janeiro e mostrou aos alunos e professores presentes os resultados e interpretações do mapeamento geológico do sudoeste de Mato Grosso do Sul.

O estudo culminou também na publicação de um artigo - Zircon U–Pb ages of rocks from the Rio ApaCratonic Terrane (Mato Grosso do Sul, Brazil): New insights for its connectionwith the Amazonian Craton in pre-Gondwana times”, na revista Gondwana Research. 

Mauricio Pavan, lotado na superintendência de São Paulo da CPRM, é aluno de doutorado do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve projeto sobre a petrologia do Complexo Itatins. Bolsista do programa Ciências sem Fronteiras, Pavan está em estágio para aperfeiçoamento no Canadá, supervisionado pelo professor Edward W. Sawyer, especialista em fusão crustal e geração de migmatitos e granitos.