sexta-feira, janeiro 29

LAMIN SP recebe treinamento de segurança em laboratório químico

O treinamento ajuda na prevenção de acidentes e dá
mais segurança a todos os funcionários 

Os funcionários do laboratório de análises minerais de São Paulo (LAMIN SP), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), receberam treinamento de segurança em laboratório químico, ministrado pelo professor Mery dos Santos Filho. A atividade foi promovida pelo Departamento de Recursos Humanos (DERHU/DIDEHU), a partir da indicação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA – SP).

Foram dadas informações sobre riscos, manuseios inadequados de produtos químicos e condições básicas para um laboratório seguro, como equipamentos de proteção coletiva e individual, treinamentos de segurança, rotas de fuga e simulados de situações de emergências. O objetivo é diminuir as chances de acidentes, como exposição a agentes agressivos, lesões com produtos cáusticos e corrosivos, queimaduras com produtos inflamáveis etc. 



Para o coordenador do LAMIN-SP Osamu Maeyama é essencial que os funcionários tenham conhecimentos preventivos sobre os fatores de riscos em laboratórios. “Tanto quem tem formação em ciência química, como os que são de áreas administrativas precisam ficar atentos para que haja uma convivência segura nas dependências do laboratório”. Além disso, Maeyama ressaltou a importância de se adequar a todas as recomendações e destacou que cada um pode também sugerir melhorias.