quinta-feira, janeiro 14

CPRM lança Informe Mineral sobre Rochas Ornamentais do Estado de Rondônia



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou o primeiro informe sobre rochas ornamentais do Estado de Rondônia. Ele traz as principais informações sobre as rochas e um panorama de aspectos de produção, economia e principais produtos.

O objetivo é evidenciar o potencial de rochas ornamentais e ampliar as opções minerárias que existem no estado. Atualmente, são pelo menos 34 alvos de interesse para rochas ornamentais, alguns dos quais já comercializados ou com excelentes características estéticas e tecnológicas para serem inseridos no mercado nacional e internacional de produtos pétreos.


Rondônia destaca-se como produtor e exportador de granitos. De 1997 até 2014, as exportações de chapas e blocos englobaram um total de 28 países nos cinco continentes, destacando os Estados Unidos como principal destino de chapas e a Itália como principal destino de blocos.

Os geólogos da CPRM de Porto Velho, Edgar Iza e Vanildo Mendes, destacam, ainda, que o potencial para rochas exóticas e/ou com quartzo azul é significativo e pode representar mais uma alternativa mineral para a região.  Já o assistente de Geologia e Recursos Minerais Cassiano Costa e Castro, lembra que Rondônia chegou a ser o maior exportador de rochas ornamentais da Amazônia entre os anos de 2002 e 2008. Além disso, ressalta que o informe vai contribuir na divulgação desse potencial e atrair novos investimentos, apoiando o desenvolvimento mineral da região.

Para o geólogo Ruy Bahia, coordenador executivo da Residência de Porto Velho, a conclusão de mais um projeto na área de recursos minerais vai trazer bons frutos ao setor, não apenas na unidade federativa, mas também em toda região norte do país.


O trabalho está disponível na seção “Estante Virtual” do site da CPRM.