quarta-feira, janeiro 6

CPRM lança três novos sistemas de alertas e previsão hidrológica

Funcionários e pesquisadores da CPRM se reuniram para a implantação do novo sistema

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) implantou, em dezembro de 2015, três novos Sistemas de Alerta Hidrológicos. A iniciativa ocorreu de acordo com as diretrizes estratégicas da Casa Civil da Presidência da República e com o cumprimento das metas do GEDAG/2015.

Os sistemas são considerados uma medida não estrutural que busca informar melhor a população sobre as enchentes e inundações e são de caráter preventivo,  ou seja, não adotam soluções físicas que implicam na execução de obras.

Eles também possibilitam a coleta, consistência, armazenamento e divulgação de dados hidrológicos, além de facilitar a realização da previsão de eventos hidrológicos críticos, com antecedência de semanas, dias ou horas, dependendo das características de cada bacia hidrográfica. Dessa forma, os sistemas são uma maneira de minimizar impactos sobre a população.

São divididos por regiões:

Sistema de Alerta Hidrológico do rio Parnaíba - Localiza-se na região nordeste e possui área de drenagem de aproximadamente 331.000 km2, sendo 75% da área no Estado de Piauí, 20% no Maranhão e 5% no Ceará. O Sistema de Alerta Hidrológico dessa bacia irá atender inicialmente os municípios de Teresina(PI), Timon(MA), Barão de Grajaú(MA), Floriano(PI) e Luzilândia(PI). Essas cinco cidades apresentam população de aproximadamente 1.023.000 habitantes, segundo IBGE/2010.

Sistema de Alerta Hidrológico do rio Branco – Localiza-se na região amazônica, na fronteira com Venezuela e a Guiana. A bacia hidrográfica do rio Branco possui 192.392,66 km2 de área de drenagem e encontra-se predominantemente em Roraima, confundindo-se com o estado em termos territoriais. Esse sistema irá atender, com previsões de alerta de 24h e 12h de antecedência, os municípios de Caracaraí e Boa Vista e beneficiará uma população aproximada de 304.000 habitantes.

Sistema de Alerta Hidrológico do rio Taquari – A área é bastante afetada por inundações e localiza-se na região sul do país. O sistema realiza previsões de níveis do rio Taquari para a população das cidades de Muçum, Encantado, Lajeado e Estrela, todas no Rio Grande do Sul. A previsão de alerta é de 12 horas de antecedência.

Os novos sistemas foram testados e aprovados durante a 2a Reunião Técnica Anual de Operação dos Sistemas de Alertas Hidrológicos, que ocorreu no Rio de Janeiro, sob liderança da coordenadora executiva do DEHID, a engenheira Andrea Germano, e participação dos pesquisadores responsáveis pelos sistemas implantados e já operados pela CPRM.

Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID), Frederico Claudio Peixinho, e o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Stenio Petrovich Pereira; além da equipe do Sistema de Alerta Hidrológico: André Chagas, representando o Sistema do Rio Taquari; Cláudio Damasceno, Rio Parnaíba; Luana Lisboa, Rio Branco; Emanuel Duarte, Rio Caí; Letícia Patrus, Rio das Velhas; Luna Alves, Rio Amazonas; Franco Buffon, Rio Acre e Rio Madeira; Artur Matos, Rio Doce; Marcelo Parente, Paraguai (Pantanal); Marcos Salviano, Rio Muriaé; Lucas Gonçalves, rio Muriaé; Fábio Araújo, Rio Mundaú; e Carlos Eduardo Dantas, representando o Sistema Computacional de Eventos Críticos