segunda-feira, fevereiro 24

CPRM vai implementar política de educação corporativa


Reunião com a presença do geólogo Gérson Muniz,
ex coordenador do CAPTEC

A Câmara Técnico Científica (CTC), criada com o intuito de absorver as funções do Captec e ser responsável pelo planejamento estratégico e a implementação do sistema de educação corporativa continuada da CPRM, realizou na semana passada (20/02), no escritório do Rio de Janeiro, a primeira reunião para discutir uma nova política de treinamento e capacitação de médio e longo prazos para os empregados da instituição.


A Câmara será coordenada pelo geólogo Luiz Carlos da Silva por indicação do diretor-presidente Manoel Barretto. Contará com representantes das diretorias, Cássio Roberto da Silva pela Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial; Maria Alice Duarte, da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento; Noevaldo Araújo Teixeira será o representante da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais e Silvia Mendes Azevedo, representa no CTC, a Diretoria de Administração e Finanças.

Para Luiz Carlos o objetivo da CTC é formatar programas de 
capacitação com maior aderência às demandas internas 
Segundo Luiz Carlos, o CTC também será responsável por avaliar e selecionar os trabalhos técnicos científicos para serem apresentados em congressos e simpósios.  O coordenador informa que a CTC está estudando parcerias com diversas universidades federais. “Nossa ideia é formatar programas de capacitação com maior aderência às demandas internas da CPRM”, adianta o coordenador, que explica ainda, que o foco do grupo é um planejamento de médio e longo prazos visando atender novas necessidades da empresa que está atuando em áreas novas fronteira de conhecimento como a pesquisa mineral e risco geológico e plataforma continental.


Segundo Luiz Carlos da Silva essas áreas necessitam de um treinamento de curto prazo intensivo, mas, ao mesmo tempo, é importante permitir que em médio prazo, a empresa continue formando um número crescente de doutores e mestres que qualifiquem ainda mais o quadro da CPRM. Ele destaca que caberá também à CTC juntamente com as unidades regionais e departamento selecionar os trabalhos para divulgação em eventos técnico-científicos com a devida validação da Diretoria Executiva. Na próxima semana será disponibilizado na intranet um espaço para que todos os setores da empresa e empregados possam enviar suas sugestões para a CTC, além de um link próprio na intranet.