terça-feira, fevereiro 25

Projeto Águas do Norte de Minas é elogiado em reunião do CERH

Márcio Cândido apresenta os resultados do projeto

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), apresentou, no dia 24/02, durante a 86ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH), o Projeto Águas do Norte de Minas. O encontro ocorreu em Belo Horizonte e a participação da CPRM foi a convite da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e do CERH.

Durante a apresentação, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH, Márcio de Oliveira Cândido, destacou os resultados preliminares incluindo aspectos da metodologia aplicada. Foram abordadas as características do meio físico e do monitoramento das variáveis hidrogeológicas e hidrológicas das bacias na região Norte de Minas e relatadas as dificuldades encontradas durante a execução do projeto, cuja área de estudos é bastante extensa - aproximadamente 260.000 km² - situada no norte do estado de Minas Gerais e engloba 181 municípios.

O Projeto Águas do Norte de Minas é desenvolvido a partir de convênio entre a CPRM, a Semad e a Fundação Educação de Ouro Preto (Feop). O objetivo é subsidiar o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), agências e comitês de bacia com informações e dados sobre o potencial hídrico superficial e subterrâneo da região norte do estado.

Ao final da apresentação a CPRM recebeu elogios do secretário da Semad, Adriano Magalhães, e de membros conselheiros do CERH, como exemplo da boa utilização de recursos públicos na geração de informações fundamentais para uma melhor gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos em uma região carente de água potável em Minas Gerais.

Além de Márcio Cândido, a CPRM esteve representada pelo superintendente de Belo Horizonte, Marco Antônio Fonseca; pela gerente de Administração e Finanças, Cléria Sebastiana Viana; e pelos hidrogeólogos Bruna Fiume e Fernando Alves Carneiro.