sexta-feira, setembro 20

CPRM participa do 13º Simpósio de Geologia da Amazônia

Geólogas Stella Guimarães e Lucy Chemale
De 22 a 26 de setembro acontecerá em Belém (PA) o 13º Simpósio de Geologia da Amazônia. O evento terá como tema “Recursos Minerais e Sustentabilidade Territorial na Amazônia” e promoverá uma reflexão a respeito do desenvolvimento econômico e social, e da ocupação do espaço nas várias regiões relacionadas às áreas nas quais há projetos de mineração.


A CPRM será representada por cerca de 30 participantes. Alguns geólogos apresentarão trabalhos, entre eles, profissionais das superintendências de Belém, Manaus e Goiânia.

A geóloga Stella Guimarães fará uma apresentação de pôster sobre “Rochas encaixantes e hospedeiras do depósito de Coringa” – Província de Tapajós (PA). A geóloga Lucy Chemale fará duas palestras a primeira sobre o “Potencial de Terras Raras de Roraima e Amazonas” e a segunda sobre o “Uso de fluorescência de raio x portátil em um levantamento geoquímico de solo”. A última é resultado do primeiro trabalho desenvolvimento pela CPRM utilizando o equipamento de Raio x fluorescente, nova tecnologia aplicada aos estudos de campo.

Estrutura do Simpósio - Nesta edição do Simpósio de Geologia da Amazônia (SGA) os participantes terão à sua disposição um leque de atividades e uma ampla programação cultural e social para os participantes e acompanhantes, tanto na cidade de Belém quanto em outras localidades turísticas do Pará.

Uma feira de exposição de porte médio (Feira do 13SGA) ocorrerá, simultaneamente, no próprio ambiente do evento. Os espaços serão disponibilizados na forma de estandes para possibilitar aos expositores divulgarem seus produtos, serviços e outras necessidades, e destinam-se a empresas públicas ou privadas, órgãos governamentais e não governamentais sociedades científicas, universidades, associações, editoras e outras instituições relacionadas às Geociências e outras áreas.

Nesta edição, em caráter inédito, será ofertado um programa específico de conhecimentos em Geociências para os professores de Ciências de escolas públicas e privadas do estado do Pará que inclui uma Feira de Ciências e um workshop.