sexta-feira, setembro 20

Instrutores ministram prática de monitoramento em áreas de risco

Técnicos observam área sujeita a escorregamentos
 no Jardim Alvorada - BH

Orientados pelos pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Anselmo Pedrazzi e Andrea Lazaretti, os cerca de 50 técnicos de defesas civis de várias regiões do estado de Minas Gerais, acompanharam, ontem, 19/09, exercícios práticos de campo em áreas de risco de escorregamentos, enchentes e inundações e aula prática operacional de aparelhos GPS. As atividades de campo fizeram parte do curso de capacitação para prevenção e gerenciamento de riscos de desastres naturais, realizado pela CPRM em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais.


Região sujeita a enchentes e inundações
 em Aarão Reis – BH
A primeira atividade de campo transcorreu no bairro Jardim Alvorada, região noroeste de Belo Horizonte, onde os técnicos acompanharam os instrutores da CPRM na avaliação de uma ocupação urbana desordenada em terreno de alto risco de escorregamentos. Após, a equipe e os alunos se descolocaram para outra região da cidade, no bairro Aarão Reis, local onde também existe uma parcela da população cujas moradias foram construídas às margens do ribeirão do Onça. Nesse local, os técnicos observaram a situação de risco de cheias, em função também da ocupação urbana desordenada, em área totalmente inadequada para habitação.

Aula no distrito de Ravena, Sabará, onde há risco 
de rolamento de blocos e matacões
Durante as visitas às áreas de risco em Belo Horizonte, o grupo contou com o apoio do geólogo Saulo Godinho da Fonseca, supervisor de normatização e monitoramento da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), que explicou aos alunos o que a Prefeitura de Belo Horizonte tem feito para mitigar os efeitos dos eventos que ocorrem nas regiões visitadas.

Encerrando as atividades de campo, os monitores da CPRM conduziram os técnicos das defesas civis para o distrito de Ravena, no município de Sabará – MG, para observar e avaliar uma área sujeita a deslocamento de rochas.

Aula prática de como utilizar um equipamento de GPS
Também durante as atividades de campo, os técnicos da CPRM demonstraram como deve ser utilizado o equipamento de GPS no trabalho de mapeamento de áreas de risco e monitoramento futuro das localidades sujeitas a eventos de desastres naturais ou desastres provocados pela ação do homem.