sexta-feira, setembro 20

Curso de Capacitação termina com avaliações positivas


Instrutores e alunos em foto de encerramento do curso
Avaliação e discussão sobre as aulas práticas de campo; prevenção e sistema de alerta; e encerramento. Estas foram as últimas atividades do curso “Capacitação de Técnicos para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”, realizado no período de 16 a 20/09, em Belo Horizonte, pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.

Abrindo as aulas, os pesquisadores em Geociências Anselmo Pedrazzi; e Andrea Lazaretti abordaram as atividades de campo realizadas ontem, 19/09, com uma apresentação contendo diagnóstico preliminar sobre as áreas visitadas, indicando as medidas necessárias para a prevenção e ou/mitigação de possíveis eventos de desastres.


Entre as medidas eles destacaram a necessidade de, na região do Jardim Alvorada, em Belo Horizonte, haver monitoramento permanente das áreas; remoção de moradias de locais sujeitas a riscos iminentes; e obras de contenção de encostas; no bairro Aarão Reis, sugerem a limpeza das margens do ribeirão do Onça, manutenção das obras de contenção, e saneamento básico na região, eliminando completamente o descarte de esgoto no ribeirão. No distrito de Ravena, em Sabará, ultimo ponto de área de risco visitada, as sugestões são: plantio de árvores nativas para a formação de barreira; desmonte dos matacões instáveis; sistema de drenagem no limite do depósito de táluo; e colocação de telas. Após, os técnicos debateram e trocaram experiências sobre a ação em áreas de risco.

Jorge Pimentel aborda a prevenção e sistemas
de alerta
Seguindo com o curso, o coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Jorge Pimentel, trabalhou com os alunos o tema “Prevenção e Sistemas de Alertas”, destacando questões como setorização de risco, cartas municipais de suscetibilidade a movimento de massa e inundações, implementar e consolidar o sistema de cadastro de deslizamento e inundações, e a importância da realização dos cursos de capacitação de técnicos municipais para atuarem na prevenção e gestão de áreas de risco. Ao final, transcorreu uma solenidade de entrega de certificado aos técnicos que participaram.


Anselmo Pedrazzi e Andrea Lazaretti debatem as 
sugestões de prevenção das áreas visitadas
O curso contou com os seguintes instrutores: Jorge Pimentel, coordenador-executivo do Deget-CPRM; Carlos Eduardo Osório Ferreira, pesquisador em Geociências do Escritório do Rio de Janeiro da CPRM; Márcio de Oliveira Cândido, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial Sureg-BH; os pesquisadores em Geociências da Sureg-BH, Éber José de Andrade Pinto, Elizabeth Guelman Davis, Artur José Soares Matos e Anselmo de Carvalho Pedrazzi; e a pesquisadora em Geociências Andrea Fregolente Lazaretti, da Sureg-SP.