sexta-feira, fevereiro 24

Serviço Geológico do Brasil discute acordo de cooperação
técnica com instituição japonesa

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está discutindo acordo de cooperação técnica com o National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (Aist), instituição japonesa, responsável por reunir informações geológicas, para desenvolver fontes e recursos de energia, novas tecnologias para mitigar desastres naturais, e proteção ao meio ambiente global.


O encontro serviu para definir detalhes
da parceria entre as duas instituições
Foi realizada no escritório da empresa, no dia 15 de fevereiro, no Rio de Janeiro, reunião para definir detalhes do acordo entre as duas instituições, que inclui parceria com o Geological Survey of Japan (GSJ), um dos braços do Aist, no setor de geologia. Na ocasião, o representante da missão japonesa, Shigeru Futamura foi recebido pela chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Maria Glícia da Nobre Coutinho, e pelos técnicos Júlio Lima e Nicolau Lage.

Durante o encontro, Maria Glícia destacou a importância da cooperação entre os dois países. Lembrou que a parceria da CPRM com o governo japonês começou em 1978, sendo que, desde então, a empresa vem desenvolvendo vários projetos em parceria com instituições japonesas, a mais recente, na área da geologia marinha, que inclui uma expedição com o submersível SHINKAI, em janeiro de 2013.

Shigeru Futamura, que atua como consultor da Divisão de Assuntos Internacionais do Aist, espera finalizar, em breve, os detalhes do acordo de cooperação técnica com a CPRM para assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas instituições tendo como tema pesquisa mineral. Segundo ele, o documento vai definir como será a parceria. Futamura anunciou ainda que já acertou acordo cooperação do Aist com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) objetivando a pesquisa de terras raras.