Enchente torrencial do rio Piranga em Ponte Nova - MG |
A página Web do Sistema de Alerta de Cheias do rio Doce, mantida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), bateu recorde de consultas em janeiro de 2012, com 142.356 acessos, sendo que apenas no dia 6 de janeiro aconteceram 23.611 acessos. O sistema coleta e analisa continuamente dados dos rios Piranga, Piracicaba e Doce, gerando previsões que são fornecidas para 16 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas previsões ficam à disposição da população e das autoridades no portal da CPRM.
Com boletins diários e extraordinários publicados no site do sistema dentro do portal da CPRM e encaminhados por e-mail, as prefeituras dos municípios atingidos, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros tiveram acesso a previsões dos níveis dos rios com antecedência. Com isso, as autoridades puderam tomar decisões em favor da população em tempo hábil, podendo coordenar a evacuação das áreas de risco e com isso reduzir as perdas humanas e materiais, causadas pelas enchentes nas regiões atingidas.
Cheia do Rio Doce com alagamento do Bairro Ilha dos Araújos em Governador Valadares – MG |
A operação do sistema de alerta, executada pela CPRM, é feita 24 horas por dia. O monitoramento continua até o fim do período chuvoso na região, estimado para o fim de março, em 45 pontos na Bacia do rio Doce. O monitoramento da bacia, no entanto, ocorre ao longo de todo o ano, utilizando estações automáticas, com transmissão de dados em tempo real.
Defesa Civil de Governador Valadares-MG agradece à equipe da CPRM
A Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM recebeu, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), um ofício em que ressalta a efetiva participação da CPRM, no monitoramento do Rio Doce e seus afluentes, no período das fortes chuvas ocorridas no período entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012. “Assim sendo, registramos em nome da Prefeitura de Governador Valadares e de toda a comunidade afetada pelas cheias, nossos mais sinceros agradecimentos a toda equipe de plantonistas da CPRM, especialmente aos Drs. Elizabeth Guelman Davis e Artur José Soares Matos, os quais nos prestaram toda a orientação necessária em momentos críticos, diuturnamente”, menciona o documento.