Posicionamento do Marco de Concreto DCR 01 com GPS Geodésico |
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) concluiu no dia 23 de outubro, através da Residência de Fortaleza, a instalação da nova pista de calibração dinâmica e o levantamento geofísico com o método gamaespectrométrico na pista e no açude de Orós (CE). A pista de calibração dinâmica é utilizada para a conversão de dados aerogamaespectrométricos em coeficientes de sensibilidade, bem como para a determinação dos coeficientes de atenuação atmosférica empregados na correção altimétrica dos canais radiométricos.
Os dados aerogamaespectrométricos, medidos em contagens por segundo (cps), são convertidos em concentração de elementos para K (em %), eU e eTh (em ppm) e o canal de contagem total em taxa de exposição (em µR/h) a partir de técnicas de calibração para os sistemas gamaespectrométricos aéreo e terrestre.
A CPRM possui uma pista de calibração dinâmica em Maricá (RJ) desde 1997. Contudo o acesso à região tornou-se difícil e existe a possibilidade de desativação da pista. Por isso, uma nova área, localizada na região centro-leste do Ceará, a 70 km da cidade de Solonópole, foi selecionada de acordo com as características estabelecidas pela International Atomic Energy Agency, Viena 1991.
As atividades de instalação e levantamento geofísico na nova pista foram coordenadas pela Divisão de Geofísica (DIGEOF), Departamento de Geologia (DEGEO) e Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), a partir do trabalho da equipe formada pelos pesquisadores em geociências Angeval Brito (Residência de Fortaleza), Alexandre Lago (Escritório do Rio de Janeiro), Ludwig Zellner (Escritório do Rio de Janeiro) e Roberto Gusmão (Superintendência Regional de Recife).