Manoel Barretto entrega prêmio ao representante da mina de urânio da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) |
Promovida pela revista Minérios & Minerales e Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), contando com o apoio de várias empresas e instituições, entre elas o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi realizada, ontem (08/11), em Belo Horizonte (MG), a premiação das 200 Maiores Minas Brasileiras. A cerimônia reuniu dezenas de profissionais do setor mineral brasileiro.
Ao abrir a solenidade, Joseph Young, diretor Editorial da Minérios & Minerales, destacou a participação das empresas mineradoras no desenvolvimento sustentável do Brasil, desde a época dos pioneiros na extração de minérios até os dias atuais. Em seguida, José Fernando Coura, presidente do Sindiextra, falou da importância da atividade minerária para o país, um setor indutor de desenvolvimento, criador de riquezas, trabalho e renda para milhares de brasileiros.
Secretário Claudio Scliar entrega o prêmio ao representante da Imerys Rio Capim Caulim |
Coura citou um recente estudo da Fundação João Pinheiro, que demonstra que os municípios mineradores no Estado de Minas Gerais são os melhores posicionados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em seu discurso, o presidente do Sindiextra fez questão de elogiar a CPRM, na pessoa do diretor-presidente Manoel Barretto que fez parte da mesa, ressaltando que o Serviço Geológico do Brasil é hoje uma instituição a serviço da sociedade brasileira como um todo.
O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, finalizou os discursos de abertura do evento, destacando a importância da mineração para Minas Gerais, citando as mudanças em curso no setor, a proposta de um novo código da mineração, entre outras, finalizando que as riquezas minerais de Minas Gerais devem beneficiar todo o povo mineiro. “Queremos elevar o IDH de todos os municípios mineiros”, disse.
Estiveram presentes à solenidade o secretario de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar; o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto; o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro; o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados Federais, Luiz Fernando Faria; e o deputado Sávio Souza Cruz, presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, entre outras autoridades.