A Superintendência Regional de Manaus (Sureg-MA) realizou o I Seminário de Água Subterrânea e Sustentabilidade sobre qualidade e direito de uso da água, construção de poços tubulares, Rede Integrada de Monitoramento das Águas e o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas, entre outros. O evento, realizado na Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, foi promovido pelo Projeto Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas), no final de setembro.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) atua no setor hidrogeológico desde de 1996, principalmente na construção de poços tubulares e pesquisa mineral. A importância desta temática levou a empresa, no ano de 1997, a criar o Projeto Siagas, banco de dados de informações de águas subterrâneas. O projeto tem como objetivo principal levantamento de dados sobre quantidade e qualidade das águas subterrâneas disponíveis para consumo da população, gerando informações que possam ser utilizadas na gestão dos recursos hídricos disponíveis em âmbito federal, estadual e municipal.
Participantes do seminário |
Atualmente, o banco de dados conta com 6250 pontos cadastrados, sendo 2194 na área urbana do município de Manaus e 3231 no interior do Estado do Amazonas. Em Roraima estão cadastrados 825 poços entre poços tubulares, poços amazonas e fontes naturais. Todos os dados do acervo estão disponíveis ao público.