quarta-feira, outubro 24

Serviço Geológico identifica potencial mineral em Santa Catarina e Paraná

Amostra de formação ferrífera destaca o potencial mineral da região

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai disponibilizar dois produtos dos Informes de Recursos Minerais- IRM, na próxima sexta-feira (26), no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os estudos realizados identificam potencialidades minerais em uma área de mais de 25 mil km² localizados no centro-leste de Santa Catarina e no sudeste do Paraná.

Esses projetos têm como objetivo proporcionar o incremento do conhecimento geológico e atrair investimentos para o setor mineral, contribuindo dessa forma, para o desenvolvimento nacional através do fomento da mineração, subsidiando também a formulação de políticas públicas e apoiando as tomadas de decisão de investimentos.

O fosfato é um insumo essencial na produção de fertilizantes, não tendo substituto na agricultura e, por este motivo, se torna estratégico para qualquer país agrícola, especialmente para o Brasil, que é um dos maiores produtores mundiais de alimentos.

Afloramento de metapiroxenito, um dos minerais
encontrados na região de Santa Catarina
A programação será composta por palestras, que mostrarão os trabalhos realizados pelas equipes da Diretoria de Geologia Recursos Minerais da CPRM. De acordo com o diretor José Leonardo Andriotti, o avanço do conhecimento geológico da região e a avaliação do seu potencial mineral constituem instrumentos indispensáveis para o planejamento e a implementação da atividade mineral, mitigando os riscos dos investidores”.


Informe de Recursos Minerais - Fosfato na Porção Centro-Leste do Estado de Santa Catarina

O objetivo do projeto é o conhecimento dos depósitos e ocorrências de fosfato em todo o país e a ampliação das reservas brasileiras. Este informe concentra informações geológicas que permitiram definir ambientes favoráveis à mineralização de fosfato em Santa Catarina, mais especificamente na região centro-leste do estado. A avaliação do Potencial de Fosfato no Brasil  nessa região consistiu de coleta de informações no campo e na reinterpretação e integração de dados geoquímicos e geofísicos extraídos do banco de dados do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, coletados em diferentes períodos de tempo.

Informe de Recursos Minerais - Área de Relevante Interesse Mineral: Integração Geológica-Geofísica e Recursos Minerais do Cráton Luís Alves 

O projeto de Integração Geológica-Geofísica e Recursos Minerais do Cráton Luís Alves abrange do nordeste de Santa Catarina ao leste do Paraná e foi desenvolvido em ambiente SIG, apresentando produtos cartográficos na escala 1:250.000. Além da integrar das informações geológicas existentes com o auxílio da aerogeofísica, que permitiu um melhor entendimento sobre as unidades geológicas da área, o projeto também se utilizou de uma gama de ferramentas de pesquisa, como petrografia, geoquímica de rocha total e geoquímica de sedimentos de corrente. As localizações dos recursos minerais, como ferro e ouro, foram consistidas e a geoquímica de sedimentos de corrente revelou áreas potenciais para ferro, manganês, cobalto, níquel, crômio e vanádio, com predominância de controle estrutural para as concentrações observadas.

A participação no evento é gratuita, sendo necessário enviar um e-mail de confirmação para o e-mail eventos.cerimonial@cprm.gov.br. Está convidada a comunidade em geral, além de representantes de órgãos governamentais e investidores do setor mineral. O credenciamento acontecerá a partir das 8h30.


Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400