quarta-feira, outubro 24

CPRM apresenta áreas do PPI na conferência Mines and Money no Canadá


Estande da CPRM e Apex Brasil na Conferência Mines and Money

As potencialidades minerais do Brasil, com ênfase nas áreas em processo de licitação de direitos minerários do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foram apresentadas para investidores internacionais na conferência Mines and Money Americas, realizada em Toronto, Canadá. O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, foi escolhido para expor detalhes dos projetos prioritários da área de mineração dentro do programa PPI do governo federal. A conferência, uma das mais importantes do setor, se encerrou na quarta-feira, dia 17/10, após três dias de painéis, apresentações e reuniões individuais.

O encontro reuniu analistas do setor e CEOs de empresas do setor de mineração. Pelo Brasil, também estiveram participando do encontro, representantes da Apex Brasil e da SPPI/Presidência da República. Pela CPRM, o chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória, Ruben Sardou. As oportunidades de investimento em vários países da América do Sul foram destaque no primeiro dia da conferência, incluindo a participação da CPRM.  “Apresentamos as potencialidades minerais do Brasil e as áreas que estão sendo disponibilizadas no PPI neste ano e nos próximos”, destacou Andriotti. O evento disponibilizou aos participantes aplicativo para agendamento de reuniões com investidores. No total, 13 empresas que demonstraram interesse nas áreas foram convidadas e visitaram o estande da CPRM.

Diretor de Geologia e Recursos Minerais,
José Andriotti, na conferência no Canadá
No último dia do evento, o diretor Andriotti foi convidado pelo Consulado Brasileiro em Toronto para participar de três reuniões de trabalho. Uma delas, com a empresa Vale Canadá, que apresentou seus projetos naquele país e intenções de investimentos no Brasil. Em seguida, Andriotti e representantes do Consulado receberam a empresa Brazil Potash, que relatou sobre o projeto que desenvolve no Brasil para abertura de uma mina de potássio no Amazonas, na concessão que possui no município de Autazes. Na terceira reunião, foi discutida a possibilidade de memorandos de entendimentos entre a CPRM e a Universidade de Toronto, por meio de uma professora da universidade da área de laboratórios analíticos.

O encontro discutiu ainda questões geopolíticas como o avanço chinês sobre o mercado e o impacto das novas tecnologias no setor mineral. No painel sobre mineração na América Latina, foram feitas comparações entre países como Chile, Peru, México e Brasil. A burocracia no Brasil foi citada pelos conferencistas como um dos entraves para os investimentos no país.

De acordo com Andriotti, a conferência foi uma boa oportunidade para ampliar o conhecimento de representantes do setor mineral estrangeiro sobre as potencialidades do Brasil. “Foi uma boa participação. A CPRM apresentou as suas áreas. Embora o evento tenha reunido também investidores interessados em ativos em estágio mais avançados, foi muito válida a participação”, avaliou.


Janis Morais
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361