sexta-feira, setembro 14

Serviço Geológico aponta potencial mineral em Goiás

Auditório do CREA/GO reuniu empresários e  pesquisadores durante o lançamento

Goiânia -
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou nesta quinta-feira (13/9), no auditório do CREA, mapas geológicos que mostram com precisão o potencial mineral do estado. Foram analisados mais de 135 mil km² nos em Goiás e Tocantins e identificados indícios e ocorrências de ferro, manganês, cobre, calcário, fosfato, zinco, chumbo, rocha ornamental, brita e argila para cerâmica.
O estudo aponta que Goiás têm importantes depósitos de minerais polimetálicos, rochas e minerais industriais, além de pedras preciosas e semi-preciosas como a esmeralda, água marinha, diamante, quartzo, sodalita, zirconita e ouro.
“Ao entregar esses produtos que, certamente, trarão fomento para as empresas de mineração e consequente aumento do crescimento econômico para a região, nós estamos, também, contribuindo para a economia local e, dessa forma, dando um retorno do nosso trabalho para a sociedade”, destacou José Leonardo Silva Andriotti, diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, que esteve em Goiânia para participar do lançamento.
Andriotti explicou que a CPRM é uma empresa pública e reafirmou a importância do trabalho realizado pela instituição para atrair novos investimentos ao setor mineral brasileiro.
De acordo com o superintendente regional da CPRM em Goiânia, Gilmar Rizzotto, o avanço do conhecimento geológico da região constitui um instrumento indispensável para o planejamento e a implementação da atividade mineral, além de políticas públicas voltadas para o aproveitamento sustentável dos recursos minerais e hídricos superficiais e subterrâneos.  
Rizzoto anunciou que a CPRM está buscando parcerias com instituições de pesquisa para alavancar estudos nos estados.  “Nós estamos formalizando um convênio com a Universidade Federal de Goiás, que é uma importante instituição de pesquisa. Já temos alunos da UFG trabalhando conosco e essa parceria será importante para gerar e disseminar o conhecimento geológico.”
Os mapas trazem dados de mais de 135 mil km² dos estados de Goiás e Tocantins.
Os produtos cartográficos lançados descrevem as características geológicas da região, sendo que a maior parte está inserida no contexto geotectônico da Província Tocantins. No total foram mapeados cerca de 45 municípios.
Acesse as fotos do evento clicando aqui.
Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400