quinta-feira, setembro 13

Prefeitura de Ouro Preto lança aplicativo com dados da CPRM sobre riscos geológicos



Os mapas do aplicativo são atualizados em tempo real (Foto: Prefeitura de Ouro Preto)

Brasília -
A nova tecnologia vai facilitar a comunicação da Defesa Civil com a população, alertando sobre possíveis alterações geológicas, situações de risco e até mesmo informações sobre chuvas na região. Pelo aplicativo, é possível clicar em qualquer local do mapa e saber quantas casas e pessoas residem ali, quais os riscos, visualizar fotos e dados.

O aplicativo conta com um sistema de manutenção colaborativo, no qual a população pode auxiliar a Defesa Civil com o envio de possíveis eventos geológicos, relatando o problema por meio de mensagens de texto, inserindo fotos e ainda enviando as coordenadas geográficas diretamente para a equipe do órgão. 

Foi lançado na terça-feira (11/9) durante o curso de gestão de risco promovido pela prefeitura, que contou com a presença de lideranças comunitárias. “A ideia é divulgar para a população as áreas de risco da cidade e também de alguns distritos” explica o gerente de TI da prefeitura de Ouro Preto, Rafael Gomes, que participou do desenvolvimento do aplicativo.

Apresentação do aplicativo durante o evento de gestão de risco. (Foto: Prefeitura de Ouro Preto)
Os dados usados para alimentar a ferramenta foram coletados pelos pesquisadores da CPRM durante o mapeamento de áreas de risco no município. Segundo Gomes, Ouro Preto conta com aproximadamente 6.500 pessoas morando em setores de alto risco. “Diante desse cenário, a equipe de TI da prefeitura, em uma ação conjunta com a coordenadoria de Defesa Civil, idealizou e desenvolveu a ferramenta tecnológica para alertar a população.”

Pesquisadores da CPRM mapeando áreas de risco em Ouro Preto, 2016.

A chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, Sandra Fernandes, explica  que entre 2016 e 2017 a empresa  atualizou o mapeamento  de áreas de risco no município, o que permitiu definir um quadro real das áreas de risco. “Saber que eles estão utilizando nossos dados mostra que nosso trabalho não para com a entrega de relatórios e mapas, e que esses dados também são  utilizados como instrumento gestão”.



Para acessar o aplicativo na PlayStore (Android), clique aqui.

Laryssa Oliveira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400