quarta-feira, agosto 22

“Segurança e Geociências” é pela primeira vez tema do Congresso Brasileiro de Geologia


CPRM participa de mesa-redonda pioneira sobre Segurança e Geociências

Os acidentes durante atividades de campo relacionadas às eociências são muito comuns e estão nas manchetes de jornais muito mais vezes do que gostaríamos. Entretanto, o assunto ainda não faz parte do dia a dia na intensidade necessária nas universidades e empresas do setor. Pela extrema importância, o tema “Segurança e Geociências” foi abordado pela primeira vez no Congresso Brasileiro de Geologia. O Serviço Geológico do Brasil contou com dois representantes na Mesa Redonda destinada aos grandes temas do congresso realizada nesta terça-feira, dia 21/08.


O coordenador de Implementação do sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) da CPRM, Ricardo Gotelip, falou sobre a importância da promoção da cultura de segurança. Destacou que a CPRM busca proteger seu time de geólogos e técnicos que realizam avaliação de riscos geológicos e que atuam em outras áreas da empresa, por meio de um robusto sistema de Gestão de SSO, que conta com ferramentas eficazes, sólidos procedimentos operacionais padrão e adequada capacitação e treinamento de pessoal.

O debate envolveu também representantes do setor privado, empresas públicas e universidades. “Considerando que há ocorrência de acidentes também com estudantes durante atividades de campo, quanto mais cedo os profissionais forem conscientizados dos riscos e dos procedimentos de prevenção, melhor será para evitarmos as perdas decorrentes de acidentes de trabalho que lamentavelmente ocorrem no dia-a-dia em nosso país. Receber das universidades profissionais com conceitos de segurança e cultura prevencionista já sedimentados é tudo que o mercado precisa” relatou Gotelip. Participaram do debate o gerente geral de Segurança da Shell, Valdir Pessoa, o professor da UFRJ Marco Antônio Braga, além de Marcos Petracco Marques e Roberto D’ávila da Petrobras.

Gotelip ressaltou ainda que o Sistema de Gestão de SSO, em processo de implantação há dois anos na CPRM, é um conjunto de ferramentas, normas, procedimentos e regras que visam neutralizar e eliminar riscos e consequentemente lesões e danos decorrentes das atividades no trabalho. “Sistemas de SSO bem implantados resultam em redução expressiva de acidentes e nos motivam a acreditar que o trabalho em um local seguro e sem acidentes é uma meta possível de ser alcançada, mesmo em ambientes desafiadores em termos de riscos”, comentou.

No entanto, apontou que para sucesso do programa de Saúde e Segurança em qualquer empresa, é preciso envolvimento das lideranças e de todos os empregados. “É preciso assegurar a representatividade de todos na elaboração do sistema, garantir o engajamento, sensibilizar, mostrar a importância da prevenção, que pode fazer a diferença para garantir a vida e saúde de todos. Quanto mais cedo for este aprendizado e conscientização, mais vidas serão salvas. Nossa busca diária é criar mecanismos que assegurem mudança comportamental e cultural de todos em relação à segurança”, explicou.

Por fim, Gotelip apontou alguns desafios para implementação da política de segurança na CPRM. “Buscamos implantar uma comunicação fluida e transparente em todos os níveis e uma política de treinamento rigorosa e obrigatória em todos os níveis. Todas as atividades de risco críticas ou não da empresa foram mapeadas e tratadas para evitar acidentes, além disso estamos estimulando senso de urgência e investigação de acidentes. Nosso valor é A Vida em primeiro lugar. Cuidar de gente que cuida de gente”. Gotelip relatou ainda que a visão da empresa é que a CPRM deve ser percebida como uma empresa pública de referência nacional em garantia de avaliação de riscos geológicos, suportado por um robusto Sistema de Saúde Ocupacional e de Segurança do Trabalho, visando à proteção de seus empregados.

O geólogo da CPRM Victor Augusto Alves também participou do debate. Ele atua no Departamento de Gestão Territorial (DEGET), nos projetos das áreas de risco, suscetibilidade e perigo. Relatou sobre as atividades de campo realizadas nos programas de mapeamento de risco desenvolvidos pela CPRM em todo o país, exemplificando com fotos e destacando a preocupação e cuidados que devem fazer parte da rotina dos empregados durante as saídas de campo em todas as linhas de atuação da CPRM.

Ricardo Gotelip apresentou processo de implantação do Sistema de SSO na CPRM

Público de geocientistas acompanha palestra de Ricardo Gotelip no Congresso Brasileiro de Geologia

Victor Augusto Hilquias Silva Alves falou sobre atividades de campo dos programas de risco desenvolvidos pela CPRM