quarta-feira, agosto 22

Palestra sobre Hidrologia lota o estande da CPRM

Pesquisadora em Geociências, Alice Castilho, dá palestra no estande da CPRM

Como parte da programação do estande do Serviço Geológico do Brasil no 49° Congresso Brasileiro de Geologia, a pesquisadora em geociências Alice Castilho ministrou a palestra sobre “A hidrologia no Serviço Geológico do Brasil: Atmosférica, superficial e subterrâneo”.

Alice apresentou os trabalhos que a CPRM vem realizando ao longo dos anos sobre a temática da hidrologia. Começou definindo o contexto da hidrologia como sendo a ciência que trata da circulação da água e suas prioridades no planeta, sintetizada no que chamamos de ciclo hidrológico. Alice comentou que, em uma visão sistêmica, o ciclo envolve tanto águas subterrâneas, como superficiais e atmosféricas.

No campo atmosférico, a CPRM opera estações pluviométricas no contexto da Rede Hidrológica Nacional (RHN). Já no campo superficial, além de atuar no monitoramento dos rios na RHN, opera o Sistema de Monitoramento de Alerta de Cheias (SACE). Esse sistema avisa a sociedade em tempo real sobre as cheias dos rios. “Essa ferramenta é muito importante pois avisa a população sobre em que momento os rios podem transbordar. Essa medida cautelar pode salvar vidas”, ressaltou Alice.

Na área de pesquisa e estudos hidrológicos, a CPRM atua em inovação no campo da hidrologia espacial, hidrologia de solos e bacias experimentais e representativas.

Já no campo das águas subterrâneas, Alice comentou sobre o monitoramento das águas subterrâneas, através da rede RIMAS e sobre e os estudos realizados envolvendo a cartografia hidrogeológica e estudos integrados de águas superficial e subterrânea.

A palestra da pesquisadora lotou o estande da CPRM. Rafael Nascimento, estudante de geologia da universidade de Sergipe, que pretende seguir a carreira no segmento de hidrologia, gostou bastante da palestra. “Aprendi que a CPRM não só retrata a hidrologia no campo regional, mas também em toda a sua totalidade com aspectos técnicos, além da importância do monitoramento de cheias, que ajuda a população na prevenção de desastres.

Rafael Nascimento comenta sobre a importância da palestra
Salientou ainda que o Plano de Ações para Convivência com a seca na região do semiárido envolve locação de poços de grande produção, a recuperação de poços e instalação de sistemas simplificados de abastecimento e barragens subterrâneas.

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400