terça-feira, agosto 21

Esteves Colnago destaca papel das mulheres na geologia durante abertura de Congresso

Diretor Presidente da CPRM, Esteves Colnago fala na abertura do 49º Congresso Brasileiro de Geologia
O diretor presidente do Serviço Geológico do Brasil, Esteves Pedro Colnago, participou da cerimônia de abertura do 49° Congresso Brasileiro de Geologia nesta segunda-feira. Ele representou os pesquisadores da CPRM e também o secretário Vicente Lobô, do Ministério de Minas e Energia.  Em seu discurso, Colnago destacou a Reunião de Mulheres Geocientistas, programado para esta terça-feira. “Após 40 anos, vocês voltam a se reunir neste congresso para discutir sua inserção no universo das geociências. Debater a promoção da equidade de gênero e raça nas empresas e universidades está no bojo da discussão maior sobre a sustentabilidade, tão importante para melhorar a imagem da mineração.”

“É diante desse quadro ainda desafiador que apoiamos os esforços das trabalhadoras e pesquisadoras para constituição da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências, movimento com força nacional e que terá seu primeiro ato público aqui no 49º Congresso Brasileiro de Geologia.”

O diretor presidente destacou ainda que a realização do 49º Congresso coincide com o aniversário de 49 anos da CPRM, comemorado no último dia 15. Citou também números sobre a participação da empresa no evento.

“Vamos participar de mais de uma centena de atividades, entre debates, sessões técnicas, apresentações orais, pôsteres, mesas redondas e cursos.”

O diretor geral da ANP, Décio Oddone, que também participou da cerimônia, afirmou que o diretor presidente da CPRM se tornou seu “companheiro de luta” na parceria firmada entre as duas instituições e a Petrobras, que inclui a revitalização do Museu de Ciências da Terra e da rede de litotecas. “Vai nos dar bastante alegria o dia em que isso estiver concretizado. Espero que não demore muito.”

Ernâni Chaves, presidente do Congresso, afirmou que o sucesso do evento dependerá dos 3.000 participantes inscritos e convocou a plateia a participar efetivamente das sessões. O presidente da SBG (Sociedade Brasileira de Geologia) destacou o crescimento da instituição nos últimos três anos, de 2500 para 4800 associados, mostrou otimismo com a expectativa de retomada dos investimentos no setor mineral e afirmou que os geólogos terão papel importante nesse processo.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400