segunda-feira, agosto 20

No 49° Congresso Brasileiro de Geologia, Eventos Geológicos Destrutivos é tema de Mini-Curso

Pesquisador Pedro Augusto ministrando o mini-curso.

Como parte da programação do 49° Congresso Brasileiro de Geologia, foi realizado no último final de semana o Mini Curso sobre “Eventos Geológicos Destrutivos Sobre o Ambiente Urbano”. O pesquisador em Geociências Pedro Augusto dos Santos Pfaltzgraff ministrou o curso, que foi realizado no Instituto de Biociências do Rio de Janeiro.

Com carga horária de 12h, o curso trouxe a definição de evento geológico, desastre, perigo, risco, suscetibilidade e vulnerabilidade, além da caracterização da ação dos diversos eventos geológicos sobre o ambiente urbano, delimitação da área de ocorrência desses eventos, representação gráfica dessas áreas atingidas e medidas preventivas.

 O conhecimento das fragilidades naturais de cada local frente aos agentes naturais que atuam sobre essa área torna-se muito importante na medida em que pode levar ao emprego de medidas de prevenção. O conhecimento desse tema pode propiciar a compreensão de que cada local tem suas restrições de ocupação, que se não forem levadas em conta, podem gerar problemas como deslizamentos, erosões, afundamentos de terrenos, dentre outros.” Afirma Pedro Augusto.

A proposta foi esclarecer como os agentes naturais (chuvas, ventos, ondas) e as fragilidades de cada local podem influenciar as áreas ocupadas por moradias e outras atividades humanas. Segundo o ministrante do curso, esses conhecimentos são importantes por que podem evitar a ocorrência de desastres naturais.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400