terça-feira, agosto 21

Inventário do Patrimônio Geológico é discutido no Congresso Brasileiro de Geologia


Geólogo Professor Carlos Schobbenhaus em palestra no Congresso Brasileiro de Geologia
No primeiro dia das sessões temáticas, o geólogo Carlos Schobbenhaus falou sobre o tema “Inventário do Patrimônio Geológico do Brasil”. A palestra aconteceu para um seleto grupo de congressistas que estão participando do 49° Congresso Brasileiro de Geologia. O objetivo principal é identificar sítios geológicos de relevância científica (geossítios) e de potencial uso didático, geoturístico ou cultural, que devem ser protegidos.

O professor explicou que o inventário do Patrimônio Geológico é um projeto novo do Serviço Geológico do Brasil, que fará com que a memória geológica do País seja preservada. O trabalho envolve o corpo técnico da empresa em parceria com toda a área de geociências do país, incluindo as universidades. A ideia é dar continuidade aos inventários da Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP) e do Projeto Geoparques (CPRM), ambos em nível nacional. 

“Nós vamos dividir o Brasil em regiões, onde cada área contará com um coordenador, um comitê científico e especialistas para as diversas categorias temáticas. O trabalho de cada equipe é fazer uma investigação para identificar áreas de ocorrências de sítios geológicos que devem ser conservados.

Esses sítios geológicos tem valor excepcional porque são locais-chave para o entendimento da origem e evolução da Terra e da evolução da vida, desde a sua formação. “É a memória geológica do país que deve ser preservada”, diz Schobbenhaus. 

A estudante Carla Oliveira comentou a palestra. “Esse trabalho será muito importante porque nós temos que conservar a nossa história. E quando os sítios não são identificados eles podem se perder por meio da ação do homem”. 

Como grande gerador e detentor do conhecimento geológico nacional, ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com o apoio da área acadêmica e outras entidades vai realizar de forma sistêmica o inventário do patrimônio geológico nacional. O cadastro e a avaliação quantitativa desses sítios serão realizados através do aplicativo GEOSSIT, desenvolvido pela CPRM.

Sítios geológicos e paleobiológicos cadastrados pelo SIGEP
O inventário é o primeiro e decisivo passo em qualquer estratégia de geoconservação. Esta baseia-se em sucessivas etapas: inventário, avaliação quantitativa, conservação, interpretação, promoção e monitoramento dos sítios geológicos. O presente projeto envolve as duas primeiras etapas.

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM

asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400