quinta-feira, agosto 23

Departamento de Geologia apresenta o trabalho da CPRM sobre o Cráton Amazônico

Cristiane Sousa e Regina Célia no 49° Congresso Brasileiro de Geologia

As geólogas Cristiane Sousa e Regina Célia mostraram os resultados de um projeto na sessão técnica Terrenos Arqueanos e Proterozoicos do Brasil, parte das apresentações do Serviço Geológico do Brasil durante o 49° Congresso Brasileiro de Geologia. O projeto está sendo desenvolvido no sul do Cráton Amazônico, na região sudeste do Pará, mais precisamente no Domínio Rio Maria, que é considerado o Domínio tectônico mais antigo do Cráton Amazônico.

Essa região é composta por uma associação granitoide-greenstone mesoarqueana (aproximadamente 3 bilhões de anos). Assim, a CPRM está desenvolvendo um projeto nessa área com o objetivo principal de fazer o detalhamento das sequências metavulcano-sedimentares do tipo greenstone belts,  consideradas os metalotectos mais importantes da área para diversos metais. “Ou seja, a gente precisa entender a estratigrafia das rochas, a evolução dessa sequencia e fazer as associações com os depósitos minerais e a potencialidade mineral da área” comentou Cristiane.

“O objetivo principal desse projeto é entender em detalhe a estratigrafia dos greenstone belts e como as mineralizações conhecidas estão relacionadas a essa associação estratigráfica", declarou a Chefe do Departamento de Geologia da CPRM, Lúcia Travassos.

Esse projeto se iniciou em 2015 e está dentro da ação de levantamentos geológicos e de potencial de novas fronteiras, um dos projetos importantes que a CPRM está desenvolvendo com previsão de finalização esse ano. O trabalho final apresentará uma série de mapas integrados, mapas de folhas individuais, de folhas de 1:100.000, mapas de prospectividades, além de um banco de dados e arquivos vetoriais com todos os mapas que serão disponibilizados ao público.   

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400