quinta-feira, julho 19

Comissão de Sustentabilidade implanta Ecoponto na Superintendência de Belo Horizonte


Um dos comunicados enviados por email para divulgação do projeto





A Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Belo Horizonte do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) implantou para recolhimento de diversos resíduos recicláveis um Ecoponto na unidade. O ecoponto é um ponto de coleta de resíduos não convencionais, que as pessoas geralmente fazem o descarte indevido em suas casas, muitas vezes por falta de conhecimento.


Conforme explica a geóloga Luiza Lopes de Araújo, o objetivo é informar e conscientizar os empregados para fazer o descarte correto dos resíduos, independentemente de ser na CPRM ou em outro ponto de coleta. “Muitas pessoas descartam incorretamente resíduos tóxicos ou que podem ser reciclados no lixo e nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção. Ela destaca que existem diversos pontos de coleta espalhados pela cidade em drogarias, supermercados e lojas de material de construção. “O nosso papel é passar esse conhecimento de forma que os funcionários pratiquem o descarte ambientalmente correto e repassem as informações para amigos e familiares”, relatou. Embora inicial, o projeto já está recebendo as primeiras adesões. “Iniciamos agora, sabemos que é um trabalho que leva tempo para mostrar seus resultados, mas algumas pessoas já vieram elogiar e tirar algumas dúvidas conosco”, comemorou.

O trabalho foi desenvolvido por etapas pela comissão formada por Amanda Santos Socorro, Bárbara Henriques de Oliveira Lobo Cordeiro, Alvaro Cesar Elias Mendes, Alisson Santos Amorim, Luiza Lopes de Araújo, Luiz Paulo Pedrosa Di Salvio, Julio Murilo Martino Pinho e Maria da Aparecida de Oliveira. Em maio teve início o recolhimento de resíduos como esponjas usadas e material de escrita que não funciona mais. Depois foi realizada a conscientização do descarte correto de pilhas e baterias, com a divulgação de uma cartilha e renovação das caixas de coleta. Em julho iniciou mais uma etapa, que foi a conscientização do descarte correto de medicamentos (vencidos e válidos) e da destinação correta do lixo eletrônico. Todas as ações iniciam com a divulgação do ponto de coleta seguida da conscientização através de cartilhas divulgadas por e-mail. A próxima ação é a renovação da coleta seletiva, na qual iremos colocar lixeiras para descarte de resíduos secos (embalagens plásticas e papel) em todas as salas.

A destinação dos resíduos recolhidos depende do tipo. Medicamentos vencidos serão encaminhados a pontos de coleta em drogarias próximas a CPRM. Medicamentos válidos serão doados a instituições filantrópicas. Esponjas usadas e material de escrita que não funciona mais (lápis, canetas, borrachas) serão encaminhados sem custo à TerraCycle (https://www.terracycle.com.br). O lixo eletrônico será recolhido pela BH Recicla (https://bhrecicla.com.br/sobre).

Ecoponto da Sureg-BH

 Assessoria de Comunicação 

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br