quarta-feira, junho 20

Trabalho de controles estruturais de depósitos minerais da CPRM recebe destaque


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) teve participação importante na sessão sobre Controle Estrutural de Depósitos Minerais no Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin 2018). O auditório ficou lotado para acompanhar a apresentação dos trabalhos da empresa relacionados ao tema no dia 22 de maio.


Auditório São João del Rei lotado acompanha apresentação de Evandro Klein


Conforme explica o assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM Evandro Klein, nos últimos anos, as equipes da DGM têm se dedicado a entender quais processos geológicos de grande escala (estruturais, magmáticos, metamórficos, sedimentares) tem influência no controle e localização de depósitos minerais, com a consequente elaboração de mapas de prospectividade e potencialidade mineral.

Neste Simexmin foram apresentados exemplos sobre esses controles para as províncias Tapajós (Marcelo Vasquez), Carajás (Felipe Tavares) e Gurupi (Evandro Klein). Segundo os três palestrantes, a receptividade foi positiva.


Pesquisador Evandro Klein apresenta palestra Structural Control of Orogenic Gold Deposits of the Gurupi Belt

Palestra do pesquisador Felipe Mattos Tavares Structural control of IOCG Type Mineralizations of the Carajás Mineral Province

Marcelo Lacerda Vasquez abordando o tema Structural Control of Gold Deposits of the Tapajós Gold Province