terça-feira, junho 26

Serviço Geológico do Brasil participa de Semana de Estudos Geológicos do Paraná


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou da Semana de Estudos Geológicos do Paraná (SEGEPAR), que ocorreu entre os dias 04 e 08 de junho no auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Além do lançamento do Informe de Recursos Minerais do Projeto Materiais de Construção na Região Metropolitana de Curitiba elaborado pela CPRM, o evento contou com palestras e minicurso de diversos pesquisadores da empresa, bem como o lançamento do livro de bolso “Guia Geológico de Campo” da UFPR, cujo texto recebeu contribuições de geólogos do NUBA (Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba) e da REFO (Residência de Fortaleza).


Geóloga Mariane Brumatti apresentou as diversas formas de acesso aos produtos da CPRM



O geoquímico Eduardo Duarte Marques, da CPRM de Belo Horizonte, explicou sobre geoquímica prospectiva no minicurso “Prospecção e Mapeamento Geoquímico” e durante sua palestra falou sobre os resultados da área entre o limite da Faixa Brasília e o Cráton São Francisco.

A geóloga Mariane Brumatti, chefe do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA), discorreu sobre a metodologia dos levantamentos geológicos básico e de recursos minerais realizados pela CPRM e apresentou as diferentes formas de acesso aos acervo digital e banco de dados da empresa.

O geólogo Marcell Leonard Besser, também integrante do NUBA, palestrou a respeito do trabalho de campo realizado na Namíbia como parte de sua tese de doutorado sobre rochas vulcânicas ácidas do Grupo Serra Geral.

A SEGEPAR é um evento anual organizado por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Geologia da UFPR e tem como objetivo a divulgação do conhecimento em pesquisas e técnicas atuais das geociências no Brasil. Em 2018 o evento dirigiu atenção aos aspectos aplicados da área, abrangendo assuntos não vistos em sala de aula e melhor capacitando os futuros geólogos de maneira profissional e acadêmica.


Geólogo Marcell Leonard Besser apresentou o Grupo Etendeka, na Namíbia e sua relação com o Grupo Serra Geral, no Brasil