segunda-feira, junho 4

Serviço Geológico do Brasil indica potencial mineral para materiais de construção da região metropolitana de Curitiba


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) finalizou o mapeamento de ocorrências e depósitos de matérias-primas minerais utilizados pelo setor da construção civil localizados na região metropolitana de Curitiba, coordenado pela equipe do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA). O resultado da avaliação dessas áreas, enfocando aspectos geológicos, socioeconômicos, potencialidade mineral, direitos minerários e infraestrutura, será apresentado aos empresários do setor mineral, aos gestores públicos e à comunidade geocientífica no dia 05/06, às 16:30h, no auditório do Centro de Ciências Florestais da Madeira (CIFLOMA) da Universidade Federal do Paraná, na Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, integrando a programação da Semana de Estudos Geológicos do Paraná (SEGEPAR).

Publicação será lançada em Curitiba no dia 5 de junho

Desenvolvido na segunda maior região metropolitana do País em extensão territorial e que abriga uma população de 3,5 milhões de habitantes, o projeto tem como principal objetivo disponibilizar aos órgãos de planejamento uma visão sintética atualizada do potencial mineral em uma região em que o setor produtivo mineral se caracteriza pela disputa do espaço físico com outras atividades de uso e ocupação do solo. O informe também auxilia a demanda por matérias-primas para construção civil, em função da execução de obras públicas contempladas pelo Programa de Aceleração de Crescimento - PAC.

A publicação, que já está disponibilizada no portal da CPRM, contém relatório e cartas temáticas de geologia, atividade mineira e potencial mineral, aspectos legais e restrições ambientais. Foi realizado o cadastramento de 60 empreendimentos minerários voltados para a produção de areia, argila, saibro, brita e calcário (principalmente cimento). Em cada empreendimento visitado foi registrada a caracterização tecnológica dos insumos com a realização de análises granulométricas, químicas e mineralógicas, ensaios de abrasão, determinação de índices físicos e cor de queima das argilas, dentre outras.

Também foi elaborado diagnóstico técnico-econômico sobre os insumos minerais levando em conta a produção, consumo e projeção da demanda futura, bem como avaliados os aspectos ambientais relacionados à atividade minerária, com indicações quanto à sustentabilidade da produção mineral.

O mapeamento abrange os 29 municípios que formam a região metropolitana de Curitiba: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Corpos de prova de diferentes tipos de argila

Coleta de amostra de brita em Balsa Nova

Cava de areia localizada em São José dos Pinhais