terça-feira, junho 5

Parceria avança com pedido de credenciamento do Serviço Geológico junto ao CNPq




Apresentação da parceria feita aos conselheiros do Serviço Geológico do Brasil


A equipe que representa o Serviço Geológico do Brasil na parceria com a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) apresentou ao Conselho de Administração da CPRM um sumário das ações relacionadas ao protocolo de intenções assinado em março deste ano.



Entre as iniciativas destacadas na última reunião do Conselho está a solicitação junto ao CNPq de credenciamento do Serviço Geológico como uma Instituição de Ciência e Tecnologia, com seu respectivo braço operacional, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

O credenciamento da instituição permitirá a importação, com benefícios fiscais, de bens destinados a atividades diretamente relacionadas com pesquisa científica e tecnológica.  As isenções abrangem os impostos de importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI), além do adicional ao frete para renovação da marinha mercante (AFRMM). Com isso, será possível reduzir os custos da implantação dos laboratórios do futuro Centro de Referência em Geociências.

Também foi relatada ao Conselho a alternativa de aquisição do prédio que era ocupado pelo centro de pesquisas da empresa Baker Hughes, no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão (RJ), para instalação do Centro de Referência. O local já conta com total infraestrutura, incluindo mobiliário. Essa é uma das opções em estudo pelas instituições que fazem parte da parceria. A outra é a aquisição de um terreno para construção dos mesmos laboratórios e da litoteca central.

Os três parceiros definiram também que o Museu de Ciências da Terra disponibilizará uma área em torno de 1.500m2 destinada a abrigar o futuro Museu do Petróleo. Com isso, será possível atrair recursos de entidades e empresas da indústria do petróleo para patrocinar a manutenção ao longo do tempo das atividades de todo o complexo do museu, incluindo a parte destinada a pesquisas.

A questão dos recursos para manutenção do Centro de Referência, da Rede de Litotecas e do novo museu foi um dos temas levantados pelos conselheiros do Serviço Geológico. Várias alternativas estão sendo analisadas visando à manutenção continuada tanto das litotecas quanto dos laboratórios.

Foi apresentada ainda aos conselheiros a composição da equipe de pesquisadores, que, inicialmente, desenvolverão projetos e aprofundarão conhecimento acadêmico ao abrigo dos mecanismos de P&D sob coordenação do CEDES/NIT.

A jovem equipe de pesquisadores do CEDES passa por robusto programa de treinamento e terá consultores participando da elaboração dos projetos de P&D. O renomado professor Paulo Vasconcelos deve fazer parte da equipe como consultor brevemente.

“Essa oportunidade de interlocução junto ao Conselho é muito importante, porque essa é uma proposta de transformação profunda. Estamos alargando e aprofundando a perspectiva de um novo Serviço Geológico. Estamos trabalhando em um projeto com uma perspectiva de longo prazo, e o Conselho é em essência o órgão de maior estabilidade e maior relevância institucional dentro do Serviço Geológico”, afirmou o assessor da presidência Paulo Romano, Coordenador Geral pela CPRM na parceria.


O chefe do CEDES/NIT, Noevaldo Teixeira,  durante a apresentação ao Conselho de Administração

O chefe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CEDES/NIT), Noevaldo Teixeira, que é o coordenador técnico-operacional das ações da CPRM referentes ao Protocolo de Intenções, afirmou que a parceria colocará o Serviço Geológico do Brasil em uma nova dimensão.

A parceria contempla a reforma e modernização do Museu de Ciências da Terra (RJ), a construção dos laboratórios do Centro de Referência em Geociências, além de expansão, adequação e construção das novas instalações da Rede de Litotecas.

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400