terça-feira, junho 5

Dia do Desafio incentiva empregados da CPRM a aderir à prática de esportes


Antes e ao final da caminhada, todos fizeram a medição dos batimentos cardíacos

Na última quarta-feira, dia 30/05, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aderiu ao Dia do Desafio. Mobilização que tem como objetivo estimular a prática de exercícios físicos dentro de empresas públicas e privada. Segundo dados do Ministério do Esporte, cerca de 45,9% da população brasileira não pratica exercícios físicos, e dessa porcentagem, mais da metade não acredita que a falta da prática pode causar problemas de saúde.

Em Brasília, realizou um evento com a convidada Márcia Rosa, atleta de Brasília.  A palestra ocorreu na sala 207, na sede da CPRM, e contou com a presença de cerca de 30 pessoas. “Tão importante quanto a cabeça é o corpo” afirmou o Diretor-Presidente da CPRM, Esteves Colnago, ao explicar a importância dos exercícios na abertura do evento e incentivar os empregados a praticá-los.


Diretor-Presidente da CPRM, Esteves Colnago, no evento do Dia do Desafio em Brasília



Gabriela Leitão e Geison Rodrigues posam com suas camisetas ao lado de Márcia Rosa


Ao longo da palestra, Márcia explicou como seu grupo de corrida, “Márcia Rosa Runners”, mudou a sua vida e a dos outros participantes. O emagrecimento e a saúde mental são apenas dois dos principais temas relacionados à corrida de maratonas. A palestrante também deu a dica de uma corrida de apenas 20 minutos para pessoas que não possuem uma carga horária tão flexível. Ao final, houve depoimentos sobre as atividades físicas realizadas no dia a dia. Os empregados Gabriela Leitão e Geison Rodrigues ganharam camisetas personalizadas.  

Os empregados da CPRM, que aceitaram o desafio proposto pela Saúde e Segurança Ocupacional e CIPA, com apoio da Assempa, participaram de uma manhã diferente na Superintendência Regional de Porto Alegre na quarta-feira, dia 30/05.

O grupo formado por colorados e também gremistas iniciou a atividade especial com a visita ao Museu do Inter acompanhada pelo bacharel em história Guilherme Saldanha, que falou sobre a história do Sport Club Internacional e também do futebol na cidade de Porto Alegre. Através de fotos, foram apresentados estádios antigos, a construção do estádio Beira-Rio, mostrando o aterro que foi realizado onde atualmente está o estádio, o que gerou curiosidade entre os geólogos. 


Registro no Estádio Beira-Rio



Na sala de aquecimento, todos desafiados a mostrar habilidade nos fundamentos do futebol

Em seguida, foi realizada visita ao estádio na arquibancada inferior, corredores de acesso, destacando aspectos da reforma realizada no estádio para sediar a Copa do Mundo e o memorial que homenageia Fernandão, capitão e maior ídolo do clube falecido em 2014. Após, no campo de futebol, o educador físico Rafael Roncoli alertou sobre a importância da atividade física e do controle dos batimentos cardíacos antes e depois de realizá-las. Rafael lembrou que no último final de semana cinco torcedores sofreram infarto no estádio, sendo um fatal, ao que ele atribui a qualidade de alimentação aliada ao sedentarismo. Após essa explanação todos fizeram a medição da frequência cardíaca seguida de uma caminhada ao redor do estádio. Ao final da caminhada todos realizaram nova medição.

Saindo do campo, no vestiário, onde existe uma sala de aquecimento o funcionário do clube Guilherme Saldanha realizou atividade lúdica com os fundamentos do futebol, onde todos reunidos em um círculo deveriam dominar e chutar a bola. A visita finalizou com um momento de descontração na Sala de Imprensa do Clube.

Em atenção à Campanha do Agasalho promovida pelo governo do estado, da qual o clube está colaborando, cada participante entregou uma peça de agasalho como forma de pagamento do ingresso.

No Rio de Janeiro, o SESI Cinelândia ministrou aulas de Ginástica Laboral para os empregados do Serviço Geológico do Brasil. Segundo o coordenador de Saúde e Segurança do Centro de Saúde Ocupacional, Rubem Bentes, “os exercícios foram realizados em diversas salas do ERJ como o Departamento de Hidrologia (DEHID) e o Departamento de Recursos Humanos (DRHU)”. Aproximadamente 100 pessoas participaram das atividades propostas pela educadora física do SESI, Fabiane Rodrigues.


Empregados da CPRM tiveram uma pausa para ginástica laboral



Exercícios de alongamento no Dia do Desafio no Rio de Janeiro