segunda-feira, junho 11

CPRM participa das comemorações de 200 anos do Museu Nacional

Serviço Geológico do Brasil prestigia comemorações dos 200 anos do Museu Nacional 

O Museu Nacional completou 200 anos de história na última quarta feira (06/6). A cerimônia de comemoração aconteceu no Palácio Imperial, na Quinta da Boa Vista, e contou com a presença de representantes de diversas instituições e pesquisadores, inclusive do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 


Esteves Conalgo, diretor-presidente da CPRM, participou do evento, acompanhado  de Fernando Carvalho, diretor de Infraestrutura Geocientífica  e José Antônio Castellano, chefe de gabinete da Presidência. O Museu de Ciências da Terra (MCTer) foi representado por Nathalia Roitberg,  gestora do museu e Diógenes Campos, curador do acervo. 

Em seu discurso, Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, destacou a trajetória da instituição, que remonta o Período Imperial. Ela foi criada por D. João VI, em 1817, inicialmente no Campo de Santana, no Centro do Rio de Janeiro. Com a queda da monarquia, em 1889, o acervo foi transferido para a sede atual, o Palácio de São Cristóvão.  



Durante o evento, foi inaugurada a Exposição Coral, em parceria com a Petrobras, que trata sobre a exploração científica e histórica dos recifes e corais da costa brasileira. Houve também o lançamento da medalha comemorativa feita pela Casa da Moeda. 


Alexander Kellner discursa na cerimônia de comemoração dos 200 anos do Museu Nacional


Exposição Coral é inaugurada no Museu Nacional
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400