segunda-feira, maio 14

Serviço Geológico do Brasil participa de workshop sobre proteção de águas subterrâneas

Pesquisadores das instituições de SP, CPRM e Canadenses no campus avançado da USP (São Carlos)

Representado pelos hidrogeólogos Andrea Franzini e Roberto Kirchheim da Superintendência Regional de São Paulo, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou entre os dias 7 e 9 do 1º Workshop 2018 on Groundwater Protection, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Embaixada do Canadá e o Water Institute – Universidade de Waterloo (Canadá). No encontro, foram apresentados os principais estudos de caráter hidrogeológico no estado, além da realização de discussões estratégicas e visitas a campo.


A CPRM que também participa do GT-Aquíferos em SP, grupo interinstitucional que trata das questões relacionadas à gestão das águas subterrâneas no Estado, apresentou palestra sobre a avaliação das metodologias de estimação das disponibilidades hídricas subterrâneas em curso nos planos das 22 Bacias Hidrográficas do Estado e do atual Plano Estadual.

“Em função das generalizadas deficiências conceituais e metodológicas detectadas, a CPRM, no âmbito do GT-Aquíferos, propôs ao Estado e à cooperação Canadense o desenvolvimento de um estudo piloto na Bacia do Rio do Peixe (SP), onde todas as metodologias de estimação de recarga e disponibilidade hídrica subterrânea pudessem ser testadas e comparadas, culminando com a proposição de um termo de referência mínimo e padrão para os trabalhos futuros”, relatou o hidrogeólogo Roberto Kirchheim.

O objetivo do workshop foi identificar as bases da cooperação técnica e científica entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Water Institute do Canadá promovendo os temas diretamente ligados às águas subterrâneas. Estiveram envolvidos no evento representantes do Instituto Geológico (IG), Fundação Florestal (FF) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), além de representantes técnicos da USP (São Paulo e São Carlos) e UNESP.



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400