quarta-feira, maio 30

Museu do Serviço Geológico do Brasil apresenta exposição Geologia das Coisas

Exposição Geologia das Coisas do Museu da CPRM

Entre os dias 19 a 30 de maio se realiza no Boulevard Assis Brasil, em Porto Alegre, a exposição A Geologia das Coisas do Museu de Geologia da CPRM. A exposição comemora o dia do Geólogo, no dia 30 de maio, e busca aproximar os visitantes dos minerais e rochas que estão presentes na vida cotidiana, como o talco, a fluorita, a grafita, os pigmentos minerais, além dos óbvios materiais de construção e dos minérios de cobre, ferro, chumbo e alumínio. Estão expostos os principais produtos da mineração no Rio Grande do Sul, com destaque a ametista, citrino, ágata, calcedônia e opala, brutas e lapidadas e as rochas basálticas que abrigam estas mineralizações.


A exposição também apresenta aos moradores da cidade um pouco da geologia de Porto Alegre, perguntando aos visitantes "Qual é o granito do seu bairro?", apresentando o limite dos bairros da cidade sobrepostos ao mapa geológico, além de uma breve descrição de cada granito e amostras correspondentes.

Por fim, em uma parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, estão expostos fósseis relevantes da história geológica do Estado, com réplicas ao alcance dos visitantes, principalmente das crianças, que adoram manusear as peças, como unhas e dentes de répteis e mamíferos pré-históricos.

A exposição tem recebido 80 visitantes por dia, apesar dos transtornos decorrentes da falta de transporte público. Os visitantes são acompanhados por um geólogo da CPRM e recebem ao fim da vista uma amostra de mineral.


Exposição recebeu mais de 80 visitantes ao longo do dia 



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400