terça-feira, maio 8

CPRM participa do Global Stone Congress 2018




Com um histórico de mais de dez anos de realizações, o Global Stone Congress (GSC) acontece novamente no Brasil, país sede da sua primeira edição em 2005. O objetivo do evento é reunir especialistas de diversas regiões do mundo para compartilhar conhecimentos e divulgar as novidades do setor de rochas ornamentais.


Ao longo de sua trajetória, o GSC testemunhou o crescimento mundial e o comércio internacional de seu segmento produtivo. Tendo a economia circular como um dos principais norteadores das atividades mínero-industriais, a realização do congresso se justifica em prol da discussão a respeito dos desafios e oportunidades relativos à sustentabilidade e ao mercado de rochas ornamentais do século XXI.

Representando a Diretoria do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, o Superintende Regional de Salvador, José Ulisses Pinheiro, participou da abertura do Global Stone Congress 2018, realizado na cidade de Ilhéus-BA, entre 26 a 29 de abril de 2018, a convite do presidente da ABIROCHAS, Reinaldo Dantas Sampaio. A avaliação de critérios de caracterização tecnológica de rochas e o uso histórico e contemporâneo das mesmas nas edificações foram pontos importantes debatidos na edição de 2018.

Outras personalidades importantes também compareceram ao evento como o diretor do CETEM, Fernando Antônio Freitas Lins; representando o governador da Bahia, Rui Costa, o diretor da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Rafael Avena Neto; representando o secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lobo, além do chefe de gabinete da SGM/MME, Frederico Bedran Oliveira. Durante os dias 27 e 28 de abril foram abordados temas envolvendo a rocha no patrimônio natural e construído, assim como a arquitetura sustentável e eficiência da cadeia produtiva através das inovações em TI para interação humano-máquina.

O congresso contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento Industrial e Mineração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ricardo Eugênio Porto Vieira e a coordenadora de Mineração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ana Cristina Franco Magalhães. A gestora do Projeto Brasil Original Stones da ABIROCHAS em parceria com a APEX Brasil, Márcia Gomide; e os diretores do SINCOCIMO do Estado do Rio de Janeiro, Armando de Souza também marcaram presença.

Por fim, representantes importantes do setor sindical como o vice-presidente da ABIROCHAS, Marcos Regis; o diretor do SINROCHAS de Minas Gerais, Eduardo Carvalho Felix; o presidente do SINDPARAÍBA, Antônio Fernando Holanda; o representante da ABIROCHAS do Ceará, Geraldo Silvério dos Santos; o presidente do SIMAGRAN-BA, Carlos Alberto de Araújo; o presidente do SINDIROCHAS do Espírito Santo, Tales Pena Machado; o presidente do SIMAGRAN Paraná, José Georgevan Gomes de Araújo, o Superintendente da Agencia Nacional de Mineração, assim como, Raimundo Sobreira, estando representado por Adiel Veras, colaboraram para a integração de informações no decorrer dos quatro dias do evento.  

Um concerto especial de música instrumental foi realizado na abertura do evento pelo Bahia Brass - Quinteto de Metais


O presidente da ABIROCHAS, Reinaldo Dantas Sampaio (à esquerda) e o Superintendente Regional de Salvador da CPRM, José Ulisses Bandeira Pinheiro (à direita)





Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400