sexta-feira, maio 25

Biblioteca Octávio Barbosa recebe visita de estudantes da UFRJ


 
Biblioteca Octávio Barbosa recebe visita de estudantes da UFRJ

A Divisão de Documentação Técnica (DIDOTE) recebeu, no dia 04 de maio, a visita dos estudantes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ. Os alunos estavam acompanhados pela bibliotecária e professora Nysia de Sá, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana e docente de, entre outras disciplinas, Recursos Informacionais II.    


O grupo recebeu as boas-vindas da chefe da DIDOTE Roberta Silva de Paula na Biblioteca Octávio Barbosa e foi orientado sobre os procedimentos de uso do acervo por Priscila Ururahy e sobre a apresentação das bases de dados utilizadas pela biblioteca por Margareth Moraes. No Multimeios, os estudantes foram recebidos por Jéssica Gonçalves e Jair de Souza que apresentaram o acervo de mapas e fotografias aéreas da CPRM.

A visita incluiu o Museu de Ciências da Terra (MCTer) onde os alunos conheceram as exposições com a ajuda da mediadora Luz Marina e a biblioteca infantil com a bibliotecária Amanda Paula. Ao final da visita, o grupo recebeu um brinde com um folder da Biblioteca Octávio Barbosa e uma amostra de muscovita, colaboração da geóloga Adriana Gomes do MCTer.

Nysia de Sá agradeceu o atendimento, que considerou primoroso. “Foi essencial para eles, os alunos, esta oportunidade pois puderam compreender a importância do papel do bibliotecário tanto na organização quanto na busca da informação em biblioteca especializada. O profissionalismo de todos servirá de exemplo para esses futuros profissionais”.
    
A visita guiada faz parte do Programa de Competência em Informação para a Rede Ametista, rede de bibliotecas da CPRM, que está sendo reconhecido por instituições semelhantes através de trabalhos apresentados em congressos e publicações em revistas especializadas na área. Para ter acesso a alguns trabalhos, acesse o link (https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/950/671)

Apresentação das bases de dados utilizadas pela Biblioteca

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400