quarta-feira, abril 4

Serviço Geológico do Brasil emite alerta para cheia no rio Parnaíba


O rio Parnaíba atingiu a cota de alerta nesta segunda-feira, dia 02/04, ao superar o nível de 5 metros no município de Luzilândia, no Piauí. A informação é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), responsável pelo monitoramento dos dados hidrometeorológicos e emissão de alertas de cheias na Bacia do Rio Parnaíba. No mais recente boletim divulgado (dia 03/04), a previsão é de que o rio continue em elevação. O nível deve atingir 5,23 m nas próximas 10h, ficando a 44 cm da cota de inundação já que neste ponto, o nível transborda a 5,70.

Nível do Parnaíba em Luzilândia está em cota de alerta

De acordo com o engenheiro hidrólogo da CPRM Roberto José Fernandes, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba (SAH Rio Parnaíba), a forte precipitação de chuva no rio Parnaíba, entre os dias 30 e 31, ocasionou áreas de alagamento em Teresina, mas a preocupação neste momento é com o nível do rio em Luzilândia. “Luzilândia está recebendo a onda de cheia que passou segunda-feira por Floriano e depois por Teresina, que somada às chuvas, colocou o nível do rio em cota de alerta”, explicou.

No entanto, mesmo com a tendência de elevação, ele descarta neste momento inundação no município. “A redução das precipitações nas últimas horas e própria condição hidrológica do rio nos leva a acreditar que não chegará a atingir nas próximas 24 horas a cota de inundação em Luzilândia. Apesar disso, sugere-se que todos os órgãos competentes iniciem as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos, mantendo suas equipes em estado de prontidão”, alertou.

Nos municípios, Barão de Grajaú (MA) e Floriano (PI), o cenário é de manutenção da tendência de estabilidade da cota do rio Parnaíba nas próximas 8 h. Em Teresina (PI) e Timon (MA), a previsão é de redução do nível do rio nas próximas horas.