sexta-feira, abril 6

Integração de equipes na setorização de riscos geológicos

Setores de Risco Alto e Muito Alto a inundação setorizados em Franca-SP

Buscando a integração entre as equipes de geologia e hidrologia, a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial, da Superintendência Regional de São Paulo promoveu, em março, o mapeamento de setorização de risco com equipe composta por um geólogo e um engenheiro hidrólogo.


“A iniciativa de integrar as duas áreas da gerência teve como objetivo proporcionar a troca de experiências e conhecimentos que possibilitem aperfeiçoar o trabalho realizado, em especial, nas áreas de risco a inundações”, explica a gerente Vanesca Sartorelli Medeiros.
O trabalho foi realizado entre 19 e 23 de março pelo Coordenador Executivo do DEGET, o geólogo Tiago Antonelli, e o engenheiro Caluan Rodrigues Capozzoli. Foram mapeadas pelos pesquisadores 8 áreas de risco alto ou muito alto no município de Franca, sendo 6 delas associadas com a ocorrência de inundações.

Vanesca Medeiros lembra que essa integração entre as diferentes áreas de atuação sempre foi incentivada não só dentro da Gerência, como também pelos Departamentos de Hidrologia - DEHID - e de Gestão Territorial – DEGET - que compõem a Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial - DHT. “São profissionais com formações e com perspectivas diferentes sobre o meio físico, mas que se complementam e enriquecem o trabalho, resultando em melhorias em nossos produtos e projetos”, afirma.

A chefe de Divisão de Geologia Aplicada do DEGET, a geóloga Sandra Silva, destaca a importância do trabalho executado. “A integração das equipes do DEGET e DEHID nos mapeamentos de risco a inundação fortalece o desenvolvimento das pesquisas voltadas a prevenção e gerenciamento de riscos, além de permitir a troca de conhecimento entre engenheiros e geólogos e aprimoramentos dos mapeamentos executados”.

“No contexto dos projetos em desenvolvimento na DIGEAP, esperamos que a integração com os engenheiros do DEHID seja mais constante, tanto nos mapeamentos de risco, como nos projetos de suscetibilidade e perigo”, destaca Sandra.

No âmbito das atividades desenvolvidas pelo DEHID, há outros projetos nos quais a integração entre as equipes de pesquisa em áreas superficiais e subterrâneas pode e deve ser promovida. As atividades de monitoramento de redes executadas no Departamento, mais especificamente as atividades de campo referentes ao projeto de operação da RHN e RIMAS deveriam promover a mesma experiência de integração realizada pela SUREG-SP.

Além dessas, durante o Fórum Mundial da Água, foi firmado um protocolo de intenções para estabelecer parceria entre a CPRM e a ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal) no monitoramento das águas superficiais e subterrâneas. Esse, sem dúvida, seria um importante projeto piloto para a realização do monitoramento integrado dos recursos hídricos no Distrito Federal, lembra a chefe de Divisão de Hidrologia Básica, a engenheira Ana Carolina Costi.


Equipe da CPRM em trabalho de campo com o corpo de bombeiros 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400