segunda-feira, abril 2

Histórico do Mapa Tectônico da América do Sul é apresentado em evento da CPRM


Carlos Schobbenhaus palestra no Salão Nobre da CPRM
O geólogo Carlos Schobbenhaus, vice-presidente da Comission for the Geological Map of the World, apresentou dia 27 de março, no evento de lançamento do SIG Tectônico da América do Sul, um levantamento histórico sobre a importância do mapa continental para o cenário global das geociências. A palestra aconteceu no Salão Nobre da CPRM e contou com a presença de especialistas do Serviço Geológico do Brasil, da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Petrobras e representantes da imprensa.



O Mapa Tectônico da América do Sul foi desenvolvido a partir da colaboração entre a Comissão para a Carta Geológica do Mundo (CGMW), a UNESCO, o SEGEMAR, a Associação de Serviços Geológicos e Minerais Ibero-americana, a CPRM e a União Internacional de Ciências Geológicas. O trabalho multidisciplinar teve a participação de comitês especializados de diversas áreas como a geologia regional, geofísica e geologia marinha.

O primeiro mapa temático sul-americano data de 1856. Porém, a base de dados só começou a ser periodicamente atualizada em 1950. Schobbenhaus destacou a importância da unificação das informações sobre o continente devido à facilidade no intercâmbio tecno-científico entre as equipes especializadas em geoprocessamento. 

A Comissão para a Carta Geográfica do Mundo é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como missão a coordenação e publicação de mapas geocientíficos em todos os continentes. O palestrante ainda acrescentou que novos projetos de interesse comum serão propostos nos próximos anos, contribuindo para a divulgação das geociências a nível internacional.


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br