quinta-feira, março 29

Alunos de Química da UFRRJ visitam o Laboratório de Análises Mineirais da CPRM


Alunos de Química da Universidade Federal Rural


No último dia 26, os alunos do 7º período do curso de Química da Universidade Federal Rural visitaram as instalações do Laboratório de Análises Minerais (Lamin) da CPRM. Acompanhados do geólogo e professor de Mineralogia Aplicada, Lúcio Carramillo Caetano, os estudantes tiveram contato com as mais novas tecnologias na área das geociências.


Para Carramillo é fundamental que os futuros químicos tenham um contato maior com a prática laboratorial. “O Lamin é muito interessante porque possibilita aos alunos verem equipamentos que por algum motivo não estão disponíveis na universidade, além de ser um local no qual eles podem vir a estagiar ou mesmo serem empregados”, acrescenta.

O coordenador técnico do laboratório, Américo Caiado Pinto, explicou que por uma questão de legislação, o Lamin é responsável pela análise das águas de todo o território brasileiro, atendendo a uma demanda do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Em paralelo à caracterização mineralógica, também são verificados os aspectos ambiental e bacteriológico da fonte de água, assim como o diagnóstico de diversos analitos orgânicos para determinar possíveis contaminações causadas pelo homem.

Entende-se por mineral toda fonte hídrica que atenda a um determinado requisito de concentração para alguns elementos químicos. “A água é envasada e distribuída da forma como se encontrada na natureza. O que a gente tenta passar para os alunos é justamente a importância do trabalho de análise desses recursos hídricos”, esclareceu Caiado.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400