quinta-feira, abril 19

Elementos Terras Raras são tema de informe técnico publicado pela CPRM


Modelo de prospectividade
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) publicou seu mais recente informe técnico intitulado Ocorrências de Elementos Terras Raras em rochas alcalinas da Suíte Ouro Fino, Costa Marques, Rondônia, Brasil – descrição e modelo de prospecção geofísica e geoquímica. A publicação foi escrita pelos pesquisadores em Geociências da CPRM Tiago Buch (Porto Velho), Lucy Takehara Chemale (Porto Alegre), Guilherme Ferreira da Silva (Porto Velho) e Wilson Oliveira Neto (Divisão de Geoquímica).


Realizado no município de Costa Marques em Rondônia, o estudo retoma as pesquisas na área do Projeto Costa Marques – única iniciativa da CPRM voltada para Elementos de Terras Raras (ETR) na década 1990. Na época, foi realizado estudo prospectivo, sendo caracterizado o local como um depósito de terras raras. No entanto, a exploração não foi viabilizada devido a questões de logística e mercado, apesar da importância que esses elementos possuem por suas propriedades físicas e químicas e sua utilização na indústria de alta tecnologia.

Recentemente, com o desenvolvimento do projeto Avaliação do Potencial de Terras Raras no Brasil, iniciado em 2012, áreas potenciais para depósitos de terras raras voltaram a ser pesquisadas. Dentre as quais, Costa Marques, pelo geólogo Tiago Buch, que propôs a integração de dados às informações geofísicas de detalhe. O trabalho contou com a reanálise das alíquotas de amostras disponíveis na litoteca de Caeté, que foram coletadas no Projeto Costa Marques, e o levantamento aerogeofísico Sudoeste de Rondônia, realizado em 2010.

O levantamento aerogamaespectrométrico (K, Th, U) foi correlacionado com o tratamento geoquímico de ETR. Essa premissa foi utilizada devido a correlação positiva entre os elementos Th e U com os ETR. Os resultados obtidos permitiram a identificação/localização de áreas com potencial para maiores teores em terra raras no corpo granítico estudado (Suíte Intrusiva Ouro Fino), além do desenvolvimento de metodologia que poderá ser aplicada em outras áreas de interesse para o grupo de quinze elementos que possuem comportamento geoquímico similar, conhecidos como lantanídeos ou terras raras.

A metodologia e resultados deste trabalho serão apresentados pelos autores na 1ª Conferência Internacional Resources for Future Generations a ser realizada entre os dias 16 a 22 de junho em Vancouver, Canadá.

O mesmo maciço está sendo estudado pelo geólogo Tiago Buch em seu trabalho de mestrado na UnB e que será concluído em breve. O geólogo menciona que conforme o Informe Técnico, a mineralização da Suíte Ouro Fino apresenta não só potencial para ETR, mas também para Zr, o que é inédito no Brasil.