quinta-feira, abril 19

CPRM difunde o conhecimento hidrológico e geológico para professores e estudantes de escolas em Belém



 Apresentação da Eng. Hidróloga Catharina Campos para os alunos da Escola
Municipal Parque Amazônia


Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Superintendência Regional de Belém integrou as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC). No dia 21 de março, o Geólogo Xafi da Silva Jorge João apresentou a palestra “Ilustrando a relação da atividade mineral com o meio ambiente através de diversas angulações”, além de apresentar os principais impactos ambientais decorrentes da atividade e as causas que provocarão, em um futuro próximo, aumento na demanda por minerais e energia.



O palestrante falou sobre a possibilidade de harmonização entre a mineração e o meio ambiente, tendo em vista a reconhecida atuação dos recursos minerais como um sistema de suporte à vida, como por exemplo a água. O evento também contou com a presença da Engenheira Hidróloga Catharina Campos, que proferiu a palestra “Estudando a água: atuações no mercado de trabalho”, para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Parque Amazônia, localizada em um bairro periférico da Região Metropolitana de Belém.

O objetivo da palestra foi levar a conscientização das ciências naturais, em especial a hidrologia, como amplo e frutífero campo de trabalho para os profissionais do futuro, visando maior compreensão sobre a importância da profissão para o alcance de uma sociedade mais sustentável.

De acordo com a Coordenadora de Capacitação Técnico Científica da SEMEC, Profa. Angela Maria Pantoja, a participação da CPRM foi extremamente frutífera, pois compartilhou os conhecimentos sobre os recursos hídricos e o meio ambiente.

Parceria CPRM e SEMEC- O objetivo da Superintendência Regional de Belém, a partir da iniciativa com a SEMEC é celebrar um Termo de Cooperação Técnica com a instituição a fim de promover um calendário anual de participação em eventos e capacitações organizados pela SEMEC, onde os pesquisadores da CPRM irão difundir tanto o conhecimento geológico e hidrológico como as diversas atividades de nossa instituição com o corpo discente e docente da capital paraense.


Geólogo Xafi da Silva Jorge João em atividade de capacitação dos professores de ciências da rede municipal de ensino de Belém.

Geólogo Xafi da Silva Jorge João em atividade de capacitação dos professores de ciências da rede municipal de ensino de Belém.


Apresentação da Eng. Hidróloga  Catharina Campos para os alunos da Escola Municipal Parque Amazônia.